5 Maio 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte inicia nesta terça-feira (6) as ações de divulgação da campanha Maio Amarelo, com recursos inovadores para chamar a atenção da população, de forma mais afetiva e lúdica, para um problema urgente: o alto número de vítimas fatais no trânsito. As ações são realizadas pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMUR), Superintendência de Mobilidade Urbana (Sumob) e BHTrans.
Nesta terça-feira (6), entre 11 e 14 horas, quem passar pela Praça Sete poderá conhecer os óculos de realidade virtual que simulam como é dirigir sob efeito de álcool e sentir os efeitos da bebida no organismo, como a perda de equilíbrio, visão turva e lentidão nos reflexos. Além da ação no centro da cidade, essa intervenção será realizada junto à população em pontos como a Estação São Gabriel, na quarta-feira (7), Praça Diogo de Vasconcelos e Estação de Integração Barreiro, ambas nesta sexta-feira (9).
Ainda na programação, que ocorrerá durante todo o mês, estão planejadas várias intervenções urbanas entre blitzes educativas para motociclistas; ações nos semáforos com pedestres; esquetes teatrais e palestras para crianças, adolescentes e idosos, além de campanhas nas redes sociais. Todos os detalhes serão divulgados no portal da PBH ao longo de cada semana.
Ação com crianças e adolescentes
A educação no trânsito começa com os pequenos e os jovens. Por isso, escolas municipais e estaduais receberão atividades de vivência lúdica sobre mobilidade urbana, por meio de intervenções dos agentes de educação da BHTrans sobre comportamentos seguros que pedestres, passageiros, ciclistas, motociclistas e motoristas devem ter no trânsito.
Alunos do ensino fundamental receberão a “Caravana Ande Prevenido”. A atividade inclui uma apresentação teatral divertida e educativa, que trabalha temas como respeito, responsabilidade e segurança no trânsito de forma leve e dinâmica.
Já os mais novos receberão noções de mobilidade e trânsito para a educação infantil. Outra iniciativa que acontecerá ao longo do mês é o programa “O Jovem e a Mobilidade”, voltado para estudantes do ensino médio, com encontros, palestras, debates, exibição de filmes e o Concurso de Vídeos “O Trânsito e o Valor da Vida”. A iniciativa busca conscientizar os jovens sobre a responsabilidade na construção de uma cidade mais segura e humana, estimulando atitudes de respeito e solidariedade no trânsito.
Abordagens a motociclistas, motoristas e pedestres
Com o objetivo de reforçar as boas práticas de condução, gentileza no trânsito e cuidados com a segurança, motociclistas e motoristas terão ações específicas. Blitz educativas farão parte das iniciativas para aqueles que estiverem sob duas rodas e precisam desacelerar para acalmar a mente diante da correria do dia a dia.
Além disso, a equipe da BHTrans realizará palestras com os temas “Motopilotagem preventiva” e “Mobilidade, Segurança e Cidadania” para profissionais de diversas empresas da cidade.
Já, para os pedestres, haverá campanha de ações educativas pelas ruas, visando a formação de hábitos seguros. Para isso, o time de educação em mobilidade da BHTrans, formado por educadores, agentes e atores, ficará em algumas vias da cidade mobilizando os pedestres sobre a travessia correta entre as ruas.
Confira a programação da semana de 5 a 9 de maio
Terça-feira (6)
● 8h40 - Programa O Jovem e a Mobilidade: busca sensibilizar alunos do ensino médio para a reflexão sobre comportamentos seguros no trânsito e divulgar o Concurso de Vídeos “O Trânsito e o Valor da Vida”. Local: Escola Estadual Cândida Cabral - Rua Marquês de Lavradio, 551 - Alto dos Pinheiros).
● 9h50 - Programa O Jovem e a Mobilidade: busca sensibilizar alunos do ensino médio para a reflexão sobre comportamentos seguros no trânsito e divulgar o Concurso de Vídeos “O Trânsito e o Valor da Vida”. Local: Escola Estadual Professora Maria do Socorro Andrade (Rua Alexandre Mathias Alves, 290 - Nova Cintra).
● 10h - Palestra Motopilotagem preventiva: palestra educativa realizada por um agente de trânsito para empregados de empresas, com ensinamentos de práticas gentis no trânsito e de respeito aos outros condutores. Local: sede da Claro.
● 11h às 14h - Campanha de simulação com óculos virtual do efeito do álcool e drogas: momento de interação com o público, convidando-o a participarem da simulação dos efeitos causados pelo álcool e drogas, na visão e percepção de quem as consome. Local: Praça Sete.
● 13h50 - Caravana Ande Prevenido: ação educativa, que atende estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental das redes pública e privada de ensino de Belo Horizonte. Local - Escola Estadual Melo Viana (R. Bom Sucesso, 345 - Carlos Prates).
Quarta-feira (7)
● 7h30 - Palestra Motopilotagem Preventiva: palestra educativa realizada por agente de trânsito para empregados de empresas, com ensinamentos de práticas gentis no trânsito e de respeito aos outros condutores. Local: Sede da Claro.
● 8h20 - Programa O Jovem e a Mobilidade: busca sensibilizar alunos do ensino médio para a reflexão sobre comportamentos seguros no trânsito e divulgar o Concurso de Vídeos “O Trânsito e o Valor da Vida”. Local: E.E. Maria de Lourdes de Oliveira(Rua José Isidoro de Miranda, s/n - Maria Goretti).
● 10h às 13h - Campanha de simulação com óculos virtual do efeito do álcool e drogas: momento de interação com o público, convidando-o a participar da simulação dos efeitos causados pelo álcool e drogas, na visão e percepção de quem as consome. Local: Estação São Gabriel.
● 10h - Palestra Mobilidade Segura para Idosos - Local: CRAS Dandara (R. José Simplício Moreira, 1.144 - Trevo).
Quinta-feira (8)
● 8h - Apresentação do vídeo “Ligação Interrompida” na IV Mostra de Segurança e Educação para o Trânsito. Local: Pátio do DER/MG (Avenida dos Andradas, 1.120 – Santa Efigênia – BH).
● 9h - Noções de Mobilidade e Trânsito para a Educação Infantil - apresentação artística com palhaços e um bate-papo de um agente com as crianças. Local: EMEI Barreiro ( R. São Paulo da Cruz, 65 - Barreiro).
● 13h50 - Caravana Ande Prevenido: ação educativa, que atende estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental das redes pública e privada de ensino de Belo Horizonte. Local: E.E. Odilon Behrens (R. Cônego Felício, 84 - Coração Eucarístico).
● 19h30 - Programa O Jovem e a Mobilidade: busca sensibilizar alunos do ensino médio para a reflexão sobre comportamentos seguros no trânsito e divulgar o Concurso de Vídeos “O Trânsito e o Valor da Vida”. Local: Escola Estadual Professora Maria do Socorro Andrade (Rua Alexandre Mathias Alves, 290 - Nova Cintra).
Sexta-feira (9)
● 10h às 13h - Campanha de simulação com óculos virtual do efeito do álcool e drogas: momento de interação com o público, convidando-o a participar da simulação dos efeitos causados pelo álcool e drogas, na visão e percepção de quem as consome. Local: Praça Diogo de Vasconcelos.
● 14h30 às 17h - Campanha de simulação com óculos virtual do efeito do álcool e drogas: momento de interação com o público, convidando-o a participar da simulação dos efeitos causados pelo álcool e drogas, na visão e percepção de quem as consome. Local: Estação de Integração Barreiro.
Sobre os projetos educativos da PBH
A PBH, por meio da BHTrans, desenvolve diversos projetos educativos por meio do programa permanente BHTrans Educa. Essas iniciativas visam promover a segurança viária e a mobilidade urbana sustentável, atuando com diferentes faixas etárias e públicos. Entre as iniciativas estão o projeto Noções de Mobilidade e Trânsito para a Educação Infantil, voltado para crianças de 4 a 5 anos; o Circo "Transitando Legal", com atividades lúdicas para crianças de 8 a 10 anos; a Caravana "Ande Prevenido", que apresenta esquetes teatrais para adolescentes de 13 e 14 anos; e o Programa "O Jovem e a Mobilidade", que incentiva atitudes responsáveis em estudantes do ensino médio. As ações envolvem teatro, palestras, jogos e concursos, formando cidadãos mais conscientes e solidários no trânsito.
Sobre o Maio Amarelo 2025
O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito. Em 2025, a campanha traz o tema: Desacelere. Seu bem maior é a vida. Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”, reforçando a importância da responsabilidade individual para a construção de um trânsito mais seguro, inclusivo e sustentável. Organizado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e apoiado por diversas instituições públicas e privadas, o Maio Amarelo promove ações educativas em todo o Brasil e no mundo durante o mês de maio.