Pular para o conteúdo principal

PBH incorpora imunizantes contra a covid-19 ao calendário básico de vacinação
Amira Hissa/PBH

PBH incorpora imunizantes contra a covid-19 ao calendário básico de vacinação

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte manterá a aplicação das vacinas contra a covid-19 no calendário básico de vacinação de crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias nos centros de saúde. A disponibilização dos imunizantes ocorrerá independentemente de campanhas que estejam em andamento. A definição tem como objetivo manter o controle da doença, evitando o agravamento de casos e óbitos por covid-19. A medida é uma orientação do Ministério da Saúde.

O esquema vacinal para esse público também está mantido, sendo necessárias três doses. O intervalo entre a primeira e a segunda aplicação deve ser de quatro semanas. Já o período entre a segunda e a terceira dose é de oito semanas. Atualmente, o percentual de crianças de 6 meses a 2 anos de idade vacinadas com a segunda dose, por exemplo, é de 21,4%. Em relação à terceira dose o dado é ainda mais baixo, com apenas 9,7% do público imunizado.

Para o subsecretário de Promoção e Vigilância à Saúde, Fabiano dos Anjos, é imprescindível que o cartão de vacinação das crianças esteja sempre em dia. “Crianças não vacinadas possibilitam a circulação do vírus. Vacinar é um ato de cuidado individual e também coletivo, além de ser uma maneira simples de proteger e garantir a saúde dos pequenos. Todas as vacinas são rigorosamente testadas cientificamente e seguras. Então, aqueles pais ou responsáveis que ainda não foram até uma das unidades, devem procurar os locais o quanto antes para regularizar a situação vacinal”, ressaltou.

As vacinas contra a covid-19 estão disponíveis em todos os 152 centros de saúde da capital. As unidades, distribuídas nas nove regionais da cidade para ampliar o acesso da população, funcionam durante 12h por dia. Para se vacinar, as crianças devem estar acompanhadas de pais ou responsáveis e apresentar, preferencialmente, documento de identificação com foto, certidão de nascimento, CPF e cartão de vacina.

Caso o acompanhamento seja por outras pessoas, é necessário apresentar uma autorização, devidamente preenchida e assinada pelos pais ou responsáveis.