6 Fevereiro 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte já trabalha com uma nova estrutura após a implementação da reforma administrativa que alterou a composição das secretarias e cargos na administração municipal. A PBH passa a contar com quatro novas secretarias: Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Mobilidade Urbana (SMMUR), Administração Logística e Patrimonial (Smalog) e Secretaria Geral (SGE) – passando das atuais 14 pastas para 18.
Até então subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional, Darklane Rodrigues continua no comando da área, que passa a ter status de Secretaria. Graduada em Serviço Social, Darklane tem uma atuação com foco nas políticas públicas de segurança alimentar e nutricional, economia solidária e agricultura familiar.
Já o engenheiro Guilherme Willer usará seus 38 anos de experiência na área de mobilidade, dos quais 16 anos dedicados a Belo Horizonte, na gestão da Secretaria de Mobilidade Urbana. A administradora Soraya Mourthé deixa a Diretoria Executiva da PBH Ativos para assumir a Smalog, responsável pela implementação de ações estratégicas na gestão logística e patrimonial do município.
O advogado Jorge Luiz Schmitt Prym deixa a assessoria especial do gabinete do prefeito para comandar a Secretaria Geral, pasta responsável pela publicidade dos atos oficiais de governo, publicações no Diário Oficial do Município e monitoramento da execução de prioridades definidas pelo prefeito, entre outras atribuições.
Os quatro novos secretários já haviam sido nomeados e assumiram os cargos na segunda-feira (3).
Haverá ainda duas coordenadorias especiais: de Vilas e Favelas (com apoio logístico operacional da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura) e de Mudanças Climáticas (com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente). Ambas serão vinculadas ao gabinete do prefeito.
A Coordenadoria de Mudanças Climáticas será comandada pela professora Taíza Pinheiro, mestre e doutora em Geografia e pesquisadora na área de climatologia geográfica, riscos ambientais, mudanças climáticas e saúde pública. O nome para comandar a Coordenadoria de Vilas e Favelas ainda será definido.
Em edição extra do Diário Oficial do Município (DOM) dessa segunda-feira foram publicadas as nomeações e realocação dos servidores que comporão as novas pastas e coordenadorias da PBH.
Comunicação Social
Na nova estrutura administrativa da PBH, a Comunicação Social passa a ser vinculada diretamente ao gabinete do prefeito, com a coordenação do chefe de gabinete da Prefeitura de Belo Horizonte, Daniel Messias. O organograma prevê a instituição de três assessorias: de Comunicação Social, de Imprensa e Cerimonial.
A primeira será chefiada pela publicitária Andrea Loureiro, profissional reconhecida no mercado, tendo trabalhado em grandes agências de propaganda de Minas Gerais. Já a chefia de imprensa será exercida pelo jornalista Ricardo Campos, profissional com larga experiência no mercado, com passagens pelos principais veículos de imprensa do país. O cerimonial será conduzido pela relações públicas Daniela Lacerda, profissional de carreira do município há 30 anos.