Pular para o conteúdo principal

PBH implanta novo Layout da feira da avenida Afonso Pena
Foto: PBH/ Divulgação

PBH implanta novo Layout da feira da avenida Afonso Pena

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte implantou o novo layout da Feira de Artes, Artesanato e Produtores de Variedades - Feira da Afonso Pena, com nova disposição das barracas e mais espaço para feirantes e consumidores. A nova disposição da feira é resultado de um processo colaborativo construído junto à Comissão Paritária da Feira da Afonso Pena, consulta pública aos feirantes, além de ampla avaliação em relação às disposições espaciais implementadas no local anteriormente. A nova organização já está em funcionamento e é dividida em 15 setores. Os cerca de 1.600 expositores do local recebem, em média, 60 mil visi­tan­tes a cada domingo. O mapa com o novo layout pode ser consultado on-line, clicando na aba Feira de Artes, Artesanato, Produtores de Variedade - Feira Afonso Pena. A implementação da nova proposta é parte do Projeto "Centro de Todo Mundo" da Prefeitura de Belo Horizonte.

 

No novo layout as barracas foram posicionadas duas a duas, com espaçamento padrão entre as duplas de 1,80 (sem contar o beiral da barraca), e quando em barracas dos setores de apoio/alimentação, o espaçamento é de 2 metros. Tal formulação permite que todas as barracas contem com afastamentos laterais e garante uma organização espacial em módulos para toda a extensão da Feira.

 

A extremidade da Feira, próximo ao cruzamento com a avenida Carandaí, recebeu um setor de alimentação, aproveitando o local que já recebia algumas barracas com comida. A alteração é um dos destaques do novo layout que garante melhor distribuição da oferta de alimentação. Também houve ajustes no setor na avenida Álvares Cabral, com a alocação de parte das barracas no eixo da avenida Afonso Pena.

 

O novo layout representa um avanço na gestão da Feira, ao prever a consolidação e regularização das melhorias que já vinham sendo instaladas, bem como na implantação de alterações em setores estratégicos, atendendo às demandas dos trabalhadores e frequentadores.

 

Segundo Gustavo Resgala Silva, gerente da Feira de Artes, Artesanato e Produtores de Variedades de Belo Horizonte, vinculado à Secretaria Municipal de Política Urbana, o resultado foi alcançado com muito diálogo com todas as partes envolvidas. “Nesse processo, ouvimos frequentadores, feirantes, prestadores de serviços e pessoas que trabalham na operação da feira. Os desafios foram muitos, desde o levantamento das demandas por melhorias, que muitas vezes eram conflituosas entre si, até o momento atual, de consolidação em campo dessas alterações”.

 

A disposição espacial que estava em vigor desde 2020 foi implantada em caráter temporário durante o período de emergência em Saúde Pública devido à pandemia por COVID-19, prevendo atender às exigências sanitárias. Este layout foi submetido a um processo amplo de avaliação durante o ano de 2022, para identificar problemas e potencialidades que pudessem ser melhorados e considerados no novo layout.

 

Histórico

 

Idealizada por um grupo de artistas mineiros e críticos de arte, a feira surgiu na Praça da Liberdade, em 1969. Artistas plás­ti­cos e arte­sãos de diver­sas espe­ci­a­li­da­des ali se reu­niam, expu­nham e ven­diam os tra­ba­lhos. Em 1973, foi reco­nhe­cida e ofi­ci­a­li­zada pela Prefeitura de Belo Horizonte. Em 1991, a Feira Hippie - nome cari­nho­sa­mente dado pela popu­la­ção - e outras fei­ras de arte­sa­nato espa­lha­das pela cidade foram reu­ni­das e trans­fe­ri­das para a avenida Afonso Pena, no Cen­tro da capital, dando ori­gem à maior feira de arte­sa­nato a céu aberto da América Latina.

 

A nova organização do espaço celebra os 54 anos da Feira da Afonso Pena, firmando-a como meio de valorização da produção local belo-horizontina e de experiência cultural para todos os visitantes.