Pular para o conteúdo principal

PBH implanta melhorias no transporte coletivo da Região da Pampulha
Arte/PBH

PBH implanta melhorias no transporte coletivo da Região da Pampulha

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte está implementando melhorias significativas no transporte coletivo da Região da Pampulha. Entre as ações está a criação da nova linha 513 (Estação Pampulha/Dandara, via Braúnas) e ainda ajustes nos itinerários das linhas 5106 (Bandeirantes/BH Shopping) e 614 (Estação Pampulha/Céu Azul A, via Av. Portugal), visando aprimorar o acesso dos moradores ao transporte público. Essas mudanças foram desenvolvidas de acordo com as necessidades das comunidades locais.

A linha 513 (Estação Pampulha/Dandara, via Braúnas) vai conectar o Bairro Dandara à Estação Pampulha durante os dias úteis. A nova rota vai facilitar o acesso aos bairros Trevo e Braúnas e também ao Centro de Saúde Trevo. É uma linha que foi criada para atender ao pedido da comunidade do Bairro Dandara.

A linha 614 vai ser ampliada com partidas na Rua José Rocha Paixão, Bairro Céu Azul Essa sublinha vai operar nos dias úteis, substituindo as viagens com início na Estação Pampulha.

Já a linha 5106 contará com um novo serviço para atender a Vila Paquetá, na Pampulha, durante os dias úteis. Esse acréscimo, fruto de uma solicitação da comunidade, incluirá paradas nas ruas Bérgamo e Campobasso, na ida e na volta do centro da cidade, melhorando o acesso ao transporte coletivo na região.

A divulgação das mudanças nos itinerários foi realizada por meio da distribuição de folhetos nos ônibus e na região para informar os passageiros. Para conferir os novos itinerários, acesse Portal da PBH

Melhorias no transporte coletivo

Essas ações integram um conjunto de melhorias no transporte coletivo, determinadas pela Lei 11.458/23, sancionada em julho pelo prefeito Fuad Noman. As exigências passam pela inclusão de novos ônibus na frota  e  também um aumento no número de viagens passando de 21,7 mil viagens por dia útil para 23.870.

As fiscalizações ocorrem no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), pelo SITBUS, um sistema que conectado ao GPS dos ônibus, acompanha cada viagem do transporte coletivo. Mas também são feitas em campo, justamente para garantir a continuidade e a segurança da prestação dos serviços para a população. As viagens que não cumprirem o que determina a lei não são remuneradas.