Pular para o conteúdo principal

PBH implanta dispositivo luminoso para alertar motoristas em caso de alagamentos
Foto: PBH/Divulgação

PBH implanta dispositivo luminoso para alertar motoristas em caso de alagamentos

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte implantou uma sinalização luminosa para orientar e auxiliar os motoristas em caso de alagamentos na Rua Joaquim Murtinho e na Avenida Prudente de Morais. O novo dispositivo da BHTrans é inédito na capital e começou a operar na Rua Joaquim Murtinho, entre as ruas Paulo Afonso e Marquês de Maricá, no bairro Santo Antônio, na região Centro-Sul da capital.

 

No estilo de um semáforo, o dispositivo tem a função de alertar os motoristas sobre a possibilidade de alagamentos na região, principalmente na Avenida Prudente de Morais. Com o alerta vermelho, o motorista deverá optar por virar à esquerda na Rua Paulo Afonso, em direção ao bairro, ou à direita na Rua Marquês de Maricá, em direção à Avenida do Contorno.

 

O dispositivo luminoso para alagamentos irá operar em três modos:

 

Amarelo - No período chuvoso ele irá piscar em amarelo para chamar a atenção dos motoristas para ficarem atentos.

Vermelho - Indica que o trecho da Avenida Prudente de Morais está alagado e interditado. Os motoristas não devem seguir em frente, realizando os desvios pelas ruas Paulo Afonso e Marquês de Maricá.

Desligado - Sem alertas.

 

Alertas para alagamentos e inundação

 

Além das obras para contenção de enchentes e inundações que estão sendo feitas por toda a capital, a Prefeitura também tem investido em informação e orientação à população para os períodos chuvosos.

 

O canal do WhatsApp da Defesa Civil de Belo Horizonte já conta com mais de 20 mil seguidores que recebem alertas de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos.

 

Para acessar o canal da Defesa Civil basta acessar este link ou digitar: defesacivilbh no WhatsApp.

 

Outra importante fonte de informações sobre as situações de risco é o aplicativo Waze, em que a Defesa Civil e a BHTRANS realizam o bloqueio das vias que possam ser atingidas pelo transbordamento de córregos, inundações e alagamentos. Com a informação à mão, o motorista é redirecionado para uma rota segura e longe dos possíveis riscos.