Pular para o conteúdo principal

PBH compartilha experiência de emissão de alertas via Waze com governo de Minas
Divulgação/PBH

PBH compartilha experiência de emissão de alerta via Waze com Defesa Civil de MG

criado em - atualizado em

A Defesa Civil de Belo Horizonte recebeu, nesta quinta-feira (30), mais uma visita operacional da Defesa Civil do Estado de Minas Gerais para troca de experiências. O órgão da capital é reconhecido pela excelência das atividades e boas práticas feitas na emissão de alertas preventivos e na promoção de uma cultura de prevenção, percepção do risco e a adoção de medidas de proteção por parte da população. Desta vez foram apresentadas ações de monitoramento das condições climáticas, protocolos de chuva e a utilização do aplicativo de mobilidade Waze em ações preventivas e de segurança nos bloqueios de vias. Desde 2019 Belo Horizonte utiliza a ferramenta. A cidade foi a primeira no país a adotar o aplicativo de mobilidade para garantir a segurança dos motoristas nos momentos de forte chuva.

“Por meio do aplicativo de mobilidade, a Defesa Civil realiza o bloqueio das vias que possam ser atingidas pelo transbordamento de córregos. Com a ação, o motorista será redirecionado para uma rota segura e longe dos possíveis riscos.  A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) trabalha de acordo com as recomendações do Marco de Sendai, principal instrumento orientador de redução de risco de desastres, adotado por países membros da Organização das Nações Unidas (ONU). “A experiência já foi reconhecida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil já está compartilhada com várias outras cidades do país”, esclareceu o subsecretário Coronel Waldir ao se referir à parceria pioneira firmada com o Waze.

Arthur Fernando Santos Vieira, editor voluntário do Waze, esclarece que a interface e a parceria com a Defesa Civil permitem que os usuários do aplicativo circulem em segurança pelas ruas da cidade durante a ocorrência de fortes chuvas.

Ao 2º Tenente BM Rogério Silva de Paula, da diretoria de Respostas a Desastres da Defesa Civil do Estado de Minas Gerais, foi apresentado como é feito o planejamento das ações de bloqueio de vias. “O objetivo deste encontro foi o compartilhamento de informações para utilização do aplicativo de mobilidade Waze, melhorar as ações de trabalho e informações que podem que salvam vidas em Belo Horizonte e em toda Minas Gerais”, avaliou.

Canal Público no WhatsAPP

A Defesa Civil de BH é referência nacional na emissão de alertas preventivos. Uma das estratégias apresentadas para garantir a segurança da população no período chuvoso é a emissão de alertas preventivos que também já estão sendo enviada pelo canal público da Defesa Civil por WhatsApp. O canal é alimentado pela Defesa Civil de Belo Horizonte com alertas de ocorrência de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos.

Outros canais

Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de desastres naturais também por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo. 

A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por meio do Instagram, X (antigo Twitter), Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.