Pular para o conteúdo principal

Jovem usando o notebook
Foto: FA.VELA

PBH, Governo Britânico e FA.VELA iniciam atividades de inclusão digital

criado em - atualizado em

A Prefeitura, a UK-Brazil Tech Hub e o Fundo de Aceleração para o Desenvolvimento Vela (FA.VELA) iniciam hoje as atividades do “Cê Tá On”, projeto inédito que vai promover a transformação digital de 6 territórios de Belo Horizonte. A iniciativa é voltada para a inclusão digital e produtiva de jovens, adultos e idosos da capital mineira.

 

O programa promove o acesso ao universo digital e fortalece o comportamento empreendedor em regiões historicamente vulnerabilizadas. Realizado em telecentros públicos municipais – localizados nas regiões Centro-sul, Barreiro, Noroeste, Norte, Leste e Oeste de Belo Horizonte – o "Cê Tá On" promoverá oficinas e formações, além de suporte na realização de cursos em áreas da tecnologia, empreendedorismo digital e educação ambiental. Todos os cursos serão oferecidos gratuitamente de forma on-line pela Prodabel.

 

“Existe um potencial enorme que vem das comunidades periféricas e é fundamental que o poder público facilite e estimule o acesso dessas pessoas ao conhecimento tecnológico e empreendedor. Sem dúvidas, este novo projeto será mais uma importante ferramenta para a inclusão produtiva dos cidadãos belo-horizontinos, uma das prioridades desta gestão”, afirma o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Adriano Faria.

 

Para a diretora do UK-Brazil Tech Hub, Andrea Motta, o objetivo do Governo Britânico neste convênio é ampliar o acesso para que todos sejam incluídos nos benefícios da economia digital. “A inclusão na cidadania digital é fator chave para a redução de desigualdades. É preciso que as pessoas mais afetadas pela desigualdade sejam incluídas nas oportunidades da tecnologia e habilitadas para criar as soluções que promoverão impactos positivos nas suas comunidades. Estamos felizes com o projeto piloto do convênio com a Prefeitura e o FA.VELA - que é uma grande referência nessa área. Continuaremos colaborando neste propósito”.

 

“Em um país que movimenta um número enorme de startups, 20% da população não possui acesso à internet.  É preciso repensar como a transformação digital ocorre em nosso território, para que seja mais inclusiva. O digital traz uma infinidade de acessos, mas se não nos preocuparmos em garantir que seja de forma universal, ainda enfrentaremos uma geração de analfabetos digitais com dificuldades em se posicionar no mercado de trabalho e à margem da cidadania”, explica Tatiana Silva, diretora Executiva do FA.VELA.

 

Como vai funcionar o “cê tá on"

 

O projeto terá quatro meses de duração e, durante este período, um profissional especializado em habilidades digitais e empreendedorismo será alocado em cada telecentro para, além de dar suporte nos cursos oferecidos, oferecer apoio à população no acesso a serviços digitais como: pagamento de contas, abertura e suporte no acesso a e-mail e redes sociais, elaboração de currículos para fins profissionais e suporte com plataformas de busca de emprego.

 

O programa também ofertará o acesso ao Chamaí, o WhatsApp da Escola, plataforma de formação empreendedora contínua do FA.VELA, que oferece gratuitamente formação empreendedora na palma da mão e de onde usuário estiver.

 

A agenda de oficinas e formações será divulgada nos canais digitais do FA.VELA e da Prefeitura de Belo Horizonte. O atendimento nos telecentros acontecerão de segunda a sábado, de acordo com os dias e horários de cada local, nos seguintes endereços:

 

Escola Profissionalizante Raimunda Soares
Rua: Carmo do Rio Claro, 411, São Cristovão - BH/MG
Horário: Segunda a Sexta, de 09h às 18h

 

Obra Social da Paróquia da Nossa Senhora da Anunciação
Rua: Cacimba de Areia, 201, Sao Gabriel - BH/MG
Horário: Segunda a Sexta, de 09h às 18h

 

Centro Cultural Lindéia
Rua Aristolino Basilio de Oliveira, 445, Regina - BH/MG
Horário: Terça a Sábado - 09h às 18h

 

Cras Mariano de Abreu
Rua: 5 de Janeiro, s/nº – Mariano de Abreu -BH/MG
Horário: Segunda a Sexta, de 09h às 18h

 

Centro de Apoio Comunitário Madre José
Rua: Aurea Rocha Madeira 220, Tupi B - BH/MG
Horário: Segunda a Sexta, de 09h às 18h

 

CRAS Conjunto Paulo VI
Rua: R. Neblina, 120 - Conjunto Paulo VI - BH/MG
Horário: Segunda a Sexta, de 09h às 18h

 

Associação das Mulheres da Vila da Nossa Sra. Aparecida e São Lucas
Rua: Paulino Marquês Gontijo, 109, São Lucas - BH/MG
Horário: Segunda a Sexta, de 09h às 18h

 

Conselho Comunitário Unidos pelo Ribeiro de Abreu – Comupra
Rua: Serra dos órgãos, 335, Ribeiro de Abreu -BH/MG
Horário: Segunda a Sábado - 09h às 16h/17h

 

Espaço BH Cidadania CRAS Havaí
Rua: Nicolina de Lima, 316, Havaí - BH/MG
Horário: Segunda a Sexta, de 09h às 18h

 

Fóruns de Entidades da Área de Influência da Mineração Acaba Mundo _ FEMAM ONG Querubins
Rua: Desengano, 25, Acaba Mundo – BH/MG
Horário: Segunda a Sexta, de 09h às 18h

 

Centro de Inclusão Digital Espaço BH Cidadania Vila Biquinhas
R. Cel. Joaquim Tibúrcio, 850, Heliópolis - BH/MG
Horário: Segunda a Sexta, de 09h às 18h

 

Creche São Tomáz de Aquino
Rua Dez de Novembro, 176, São Tomáz - BH/MG
Horário: Segunda a Sexta, de 09h às 18h

 

Cidadania digital e dignidade para toda a população

 

Além das ações realizadas com os telecentros como pontos focais, o Cê Tá On também trabalhará um programa orientado para a população de mulheres trans e travestis em alto grau de vulnerabilidade social. Essa ação pretende aumentar o acesso a oportunidades de emprego e empreendedorismo, permitindo que essas pessoas consigam aumentar sua renda e ter maior autonomia na manutenção de sua dignidade.

 

Sobre o FA.VELA

 

Com sede em Belo Horizonte, o FA.VELA é a primeira aceleradora de negócios de base favelada do Brasil. A organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, é uma plataforma de educação e aprendizagem inclusiva, com o foco no desenvolvimento social e econômico de grupos e territórios vulnerabilizados. Atua no desenvolvimento de metodologias de ensino, trilhas de inovação e impacto social, elaboradas para preparar pessoas para o futuro do trabalho e a economia do conhecimento. Com mais de cinco anos de atuação, a organização já acelerou, capacitou e impactou milhares de pessoas em Minas Gerais e em diversas regiões do país.

 

Sobre o Uk-Brazil Tech Hub

 

Programa do Governo Britânico que se insere na Cooperação Reino Unido e Brasil para o Acesso Digital com o objetivo de apoiar os ecossistemas brasileiros a se tornarem mais inclusivos, diversos e capazes de criar e desenvolver inovações e tecnologias que respondem aos principais desafios locais e globais. O UK-Brazil Tech Hub liderou a renovação do Memorando de Entendimento entre o Reino Unido e a Prefeitura de Belo Horizonte por mais três anos, com o objetivo de cooperar especialmente nas áreas de inclusão digital, empreendedorismo inovador, tecnologias de impacto e internacionalização de start-ups, pilares da atuação do Hub no Brasil.