27 April 2017 -

Foto: Vander Bras
PBH garante segurança e mobilidade durante manifestações
27/04/2017 | 19:53 | atualizado em 01/06/2017 | 09:29
O reforço no efetivo da Guarda Municipal empenhada no patrulhamento da área central da capital e o monitoramento da circulação ou paralisação de ônibus, que será feito pela BHTrans desde as primeiras horas desta sexta-feira, dia 28 de abril, estão entre as ações que a Prefeitura de Belo Horizonte planejou para garantir a segurança e a mobilidade da população diante da manifestação popular prevista para a data.
Para garantir a segurança e o direito de ir e vir das pessoas que não tiverem como evitar a área central da capital, onde ocorrerão as concentrações de manifestantes, diversas instituições municipais estarão atuando de forma integrada, sob a coordenação do Centro de Operações da Prefeitura de BH (COP-BH), e em parceria com órgãos do estado, visando a reduzir impactos na rotina da cidade.
Como os pontos de encontro anunciados serão a Praça Sete, a Praça da Estação e em frente à sede da PBH, os guardas municipais estarão de prontidão nesses locais, onde o patrulhamento será feito a pé e também com o uso de viaturas. As estações de transferência de passageiros também serão alvo de atenção especial, com a presença de agentes da Guarda Municipal de prontidão.
Para manter a fluidez do tráfego, a Unidade de Trânsito Integrada (UIT), que reúne agentes da BHTrans, Guarda Municipal e Batalhão de Trânsito da PM (BPTran), atuará nos principais cruzamentos de vias, verificando a necessidade de interrupção do fluxo de carros, estabelecendo desvios, garantindo ainda a segurança dos pedestres.
A fiscalização municipal percorreu os pontos de concentração e os trajetos previstos de manifestantes para garantir a retirada de entulhos, caçambas e materiais de construção que possam ser lançados contra o público, causando riscos aos transeuntes.
As câmeras do COP-BH serão utilizadas para monitorar a movimentação de pessoas nas áreas de manifestação, orientando também a Guarda Municipal e a Polícia Militar quanto aos locais que demandem maior concentração de efetivo para garantia da segurança da população.
Acesso Rápido
Notícias Relacionadas
Viaduto Oeste do Complexo da Lagoinha receberá novas muretas centrais
09/03/2021 | 15:19
Projeto leva cursos audiovisuais on-line para jovens da Regional Leste
04/03/2021 | 15:59