3 November 2022 -

Foto: Tiago Penna/PBH
PBH firma parceria com ACMinas para capacitação de micro e pequenas empresas
criado em 03/11/2022 - atualizado em 03/11/2022 | 17:44
O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Adriano Faria, e o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), José Anchieta Silva, assinaram nessa terça-feira (1º) um termo de cooperação, por meio do Chamamento Público Laboratório Aberto, para a criação conjunta de soluções inteligentes e desenvolvimento da economia na cidade. Inicialmente, a parceria contará com a implementação e desenvolvimento de dois programas de capacitação propostos pela ACMinas, em parceria com o SEBRAE-MG: o “DNA Empreendedor” e o “Lapidar”.
Os programas têm como objetivo capacitar empreendedores de Belo Horizonte - por meio de cursos, oficinas, palestras e encontros temáticos em gestão empresarial e transformação digital das empresas locais - e identificar pontos de melhoria na gestão e criação de um ambiente favorável ao crescimento dos negócios na cidade. Com o início da parceria, a ACMinas deve criar também estratégias de atuação permanentes no atendimento aos cidadãos que frequentam a Sala Mineira do Empreendedor, no BH Resolve.
Para o secretário Adriano Faria, a contribuição será essencial para ampliar a eficiência do fomento ao empreendedorismo de Belo Horizonte. "O poder público tem uma função importante na facilitação e na orientação aos empreendedores, porém, precisamos de entidades que nos respaldem e nos ajudem a qualificar essas ações com as visões que trazem do mercado. O nosso desejo é que, por meio do Laboratório Aberto, o prisma de ações da ACMinas esteja ainda mais alinhando com o que estamos ofertando para a cidade", explica.
Inicialmente, dois programas já realizados pela ACMinas participarão do Laboratório Aberto, em fase de testes e melhorias, a partir do ano que vem, são eles: DNA Empreendedor e Lapidar. Voltados para a qualificação de micro e pequenos empreendedores, os programas terão seus conteúdos adaptados para o perfil de público atendido pela PBH e será realizado em parceria com a Sala Mineira do Empreendedor.
"A ACMinas está muito feliz com essa aproximação com a Prefeitura. Quando encontramos na administração pública uma abertura ao diálogo, com uma conduta célere e propositiva, as oportunidades para grandes avanços surgem e são essas oportunidades que queremos aproveitar", comenta José Anchieta da Silva.
Sobre o Laboratório Aberto
O Laboratório Aberto é um chamamento público da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, para trazer o que há de mais novo no mercado tecnológico para a capital mineira. O edital possibilita parcerias entre a Prefeitura e empresas ou pessoas para a criação de modelos de desenvolvimento econômico e o desenvolvimento e implantação de tecnologias e práticas para a criação de soluções que possam tornar Belo Horizonte uma cidade mais inteligente, empreendedora, eficiente e inclusiva.
Criadores de tecnologias que apresentam possíveis soluções para desafios na cidade e que desejam implantar suas criações ou projetos passam por um processo para avaliar a implantação do experimento. Tecnologias e serviços de diversos lugares do mundo já foram aplicadas na cidade por meio dessa parceria, em prol do desenvolvimento inteligente de Belo Horizonte.
Notícias Relacionadas
PBH nomeia mais 93 médicos para atuarem nas unidades de Saúde da capital
01/02/2023 | 18:12
Prefeitura disponibiliza vagas para estagiários
01/02/2023 | 16:00