Pular para o conteúdo principal

PBH firma parceria com ACMinas para capacitação de micro e pequenas empresas
Foto: Tiago Penna/PBH

PBH firma parceria com ACMinas para capacitação de micro e pequenas empresas

criado em - atualizado em

O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Adriano Faria, e o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), José Anchieta Silva, assinaram nessa terça-feira (1º) um termo de cooperação, por meio do Chamamento Público Laboratório Aberto, para a criação conjunta de soluções inteligentes e desenvolvimento da economia na cidade. Inicialmente, a parceria contará com a implementação e desenvolvimento de dois programas de capacitação propostos pela ACMinas, em parceria com o SEBRAE-MG: o “DNA Empreendedor” e o “Lapidar”.

Os programas têm como objetivo capacitar empreendedores de Belo Horizonte - por meio de cursos, oficinas, palestras e encontros temáticos em gestão empresarial e transformação digital das empresas locais - e identificar pontos de melhoria na gestão e criação de um ambiente favorável ao crescimento dos negócios na cidade. Com o início da parceria, a ACMinas deve criar também estratégias de atuação permanentes no atendimento aos cidadãos que frequentam a Sala Mineira do Empreendedor, no BH Resolve.

Para o secretário Adriano Faria, a contribuição será essencial para ampliar a eficiência do fomento ao empreendedorismo de Belo Horizonte. "O poder público tem uma função importante na facilitação e na orientação aos empreendedores, porém, precisamos de entidades que nos respaldem e nos ajudem a qualificar essas ações com as visões que trazem do mercado. O nosso desejo é que, por meio do Laboratório Aberto, o prisma de ações da ACMinas esteja ainda mais alinhando com o que estamos ofertando para a cidade", explica.

Inicialmente, dois programas já realizados pela ACMinas participarão do Laboratório Aberto, em fase de testes e melhorias, a partir do ano que vem, são eles: DNA Empreendedor e Lapidar. Voltados para a qualificação de micro e pequenos empreendedores, os programas terão seus conteúdos adaptados para o perfil de público atendido pela PBH e será realizado em parceria com a Sala Mineira do Empreendedor.

"A ACMinas está muito feliz com essa aproximação com a Prefeitura. Quando encontramos na administração pública uma abertura ao diálogo, com uma conduta célere e propositiva, as oportunidades para grandes avanços surgem e são essas oportunidades que queremos aproveitar", comenta José Anchieta da Silva.

Sobre o Laboratório Aberto

O Laboratório Aberto é um chamamento público da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, para trazer o que há de mais novo no mercado tecnológico para a capital mineira. O edital possibilita parcerias entre a Prefeitura e empresas ou pessoas para a criação de modelos de desenvolvimento econômico e o desenvolvimento e implantação de tecnologias e práticas para a criação de soluções que possam tornar Belo Horizonte uma cidade mais inteligente, empreendedora, eficiente e inclusiva.

Criadores de tecnologias que apresentam possíveis soluções para desafios na cidade e que desejam implantar suas criações ou projetos passam por um processo para avaliar a implantação do experimento. Tecnologias e serviços de diversos lugares do mundo já foram aplicadas na cidade por meio dessa parceria, em prol do desenvolvimento inteligente de Belo Horizonte.