Pular para o conteúdo principal

Feira no Barreiro é ampliada e passa a contar com 50 expositores a partir deste sábado (1º)

Feira no Barreiro é ampliada e passa a contar com 50 expositores a partir deste sábado (1º)

criado em - atualizado em

A Feira de Inclusão Produtiva da Praça José Verano da Silva, mais conhecida como Feira da Febem, no Bairro Miramar, Região do Barreiro, contará com 28 novos expositores a partir deste sábado (1º), passando a ter 50 barracas. A ampliação faz parte da estratégia da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Política Urbana (SMPU), para fortalecer os espaços de convivência nos bairros e fomentar a geração de renda.

A Feira da Febem é realizada aos sábados, das 8h às 17h, com barracas de comidas, bebidas e artesanato. Todos os novos participantes foram selecionados por meio dos Editais de Feiras de Inclusão Produtiva. O subsecretário de Regulação Urbana da SMPU, Daniel Assis, destaca que a medida visa dinamizar e qualificar as feiras da capital. “A Prefeitura tem se dedicado ao diagnóstico das feiras, com monitoramento, atualização para o descredenciamento de expositores inativos e licenciamento de novos comerciantes”.

Os editais lançados em abril disponibilizaram 245 vagas em dez feiras da capital. Dessas, 78 são para feiras já em funcionamento, 37 para a do Bairro Sagrada Família, que estava inativa, e 130 para novas feiras nos bairros Independência e Pindorama.

A ampliação e a inauguração das novas feiras estão acontecendo de forma gradual. A primeira a receber novos expositores foi a Feira da Savassi (Centro-Sul), seguida pelas feiras da Silva Lobo e Duque de Caxias (Leste). A próxima ampliação será a da Feira da Praça do Cristo (Barreiro).

Geração de renda

Atualmente, 269 feirantes participam do Programa Jornada Produtiva, que incentiva o comércio popular e promove a inclusão, criando oportunidades de renda para trabalhadores que atuam em espaços públicos. Ao todo, são mais de 3,4 mil trabalhadores credenciados.

Além das feiras permanentes, o programa contempla atividades como food trucks, carrinhos ambulantes, comércio em manifestações espontâneas (caixeiros), venda por pessoas com deficiência, além de lavadores de veículos, engraxates, bancas de jornais e o Shopping Popular Caetés.

Atualmente, não há editais em aberto, mas os interessados em participar devem acompanhar novos chamamentos no Diário Oficial do Município ou na página do Jornada Produtiva.