Pular para o conteúdo principal

 Prefeitura de Belo Horizonte fecha parceria para promoção da melhoria da qualidade do ar
Foto: Divulgação/PBH

PBH fecha parceria para melhoria da qualidade do ar

criado em - atualizado em

A poluição do ar mata cerca de sete pessoas por hora no Brasil em decorrência de infarto, AVC, doenças respiratórias, diabetes, entre outras. Pensando nisso, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, firmou uma parceria com a organização global de saúde Vital Strategies, visando a promoção da melhoria da qualidade do ar no município. A parceria prevê, inicialmente, uma oficina com gestores públicos e outra com jornalistas sobre comunicação dos benefícios à saúde pública de projetos que melhoram a qualidade do ar. 

 

Para marcar o início da parceria, será realizado nesta sexta-feira, dia 18, às 10h, o debate on-line “Por um ar puro em BH – convergência de ações de mobilidade, qualidade do ar e saúde”. No evento será discutido, de forma intersetorial, como a saúde pública em Belo Horizonte pode se beneficiar com a melhoria da qualidade do ar; porque é importante associar essa agenda à de mudanças climáticas; e quais são as ações de mobilidade urbana planejadas que irão promover ar limpo na capital mineira. 

 

Entre os debatedores estão confirmadas as presenças do secretário Municipal de Meio Ambiente, Mário Werneck, o subsecretário de Promoção e Vigilância à Saúde, Fabiano Geraldo Pimenta Júnior, e a professora adjunta do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG, Elaine Machado. O projeto, realizado pela Vital Strategies, tem parceria com a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e o apoio do Instituto Clima e Sociedade (ICS). 

 

De acordo com a organização, os veículos motorizados são um dos principais responsáveis pela baixa qualidade do ar nas cidades brasileiras, além de emitirem gases de efeito estufa que causam desequilíbrio ambiental. É no setor de transportes, portanto, que está uma grande oportunidade de salvar vidas e economizar recursos. 

 

“Do ponto de vista ambiental, entendemos a importância desse debate principalmente se associamos a emissão de gases do efeito estufa com os poluentes do ar. Em Belo Horizonte, 58% das emissões estão relacionadas com o transporte e esse é um grande desafio na implementação. Precisamos apoiar políticas de sustentabilidade que transformem a mobilidade e garantam a qualidade de vida. Nesse sentido, temos coordenado, por meio do Comitê de Mudanças Climáticas e Ecoeficiência, um processo de revisão da Lei Municipal do Clima, incorporando políticas de melhoria da qualidade do ar. Estamos em processo de construção dessa parceria com a Vital, que nos ajudará a consolidar essa nova abordagem na construção de política pública”, avalia o secretário Mário Werneck.

 

"A Vital Strategies apoia governos na formulação de políticas baseadas em evidências destinadas a melhorar a qualidade do ar e agora estendemos este trabalho ao Brasil. Oitenta e um por cento dos brasileiros respiram um ar cuja qualidade está abaixo dos padrões estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A poluição do ar contribui para o surgimento de doenças cardiovasculares, cânceres e doenças respiratórias, e pode prejudicar o desenvolvimento das crianças. Por isso, é urgente que as cidades adotem transporte público de baixo carbono, aumentem a infraestrutura cicloviária e implantem áreas de priorização de pedestres. Esperamos que a parceria com a cidade de Belo Horizonte possa resultar em melhorias da qualidade do ar e, assim, salvar vidas", reforça o Diretor Executivo da Vital Strategies no Brasil, Pedro de Paula.

 

Sobre a Vital Strategies 

 

A Vital Strategies é uma organização global de saúde que acredita que todas as pessoas devem ser protegidas por um forte sistema de saúde pública. Trabalha com governos e a sociedade civil em 73 países, incluindo o Brasil, para projetar e implementar estratégias baseadas em evidências que abordam seus problemas de saúde pública mais prementes. O objetivo é ver os governos adotarem intervenções promissoras em escala o mais rápido possível. Para saber mais, visite www.vitalstrategies.org

 

Serviço: 

 

Debate “Por um ar puro em BH: convergência de ações de mobilidade, qualidade do ar e saúde”
Data: 18/06/2021 (sexta-feira)
Horário: 10h às 11h
Inscrições: bit.ly/QualidadeAr-2021