Pular para o conteúdo principal

Imagem de treinamento virtual para fortalecer atuação integrada durante o período chuvoso
Foto: Divulgação PBH

PBH faz treinamento virtual para fortalecer atuação durante o período chuvoso

criado em - atualizado em

Durante todo o mês de outubro, a Prefeitura de Belo Horizonte está oferecendo, por meio do Centro Integrado de Operações (COP-BH), treinamento virtual para o reforço das ações e da atuação integrada, pactuadas em protocolos, relacionadas ao período chuvoso. O treinamento da primeira turma, concluído nesta quarta-feira, dia 20, teve a participação de mais de 20 representantes das diversas instituições parceiras do COP-BH. Outras três turmas participarão do treinamento, envolvendo mais de 60 representantes das 16 instituições que compõem o Centro Integrado.

Com carga horária de 3h/aula, o treinamento aborda assuntos como a estrutura do COP-BH e o Modelo de Gestão Integrada, gestão de ocorrências na Sala de Controle Integrado (SCI), Protocolo de Atuação Integrada em Eventos de Chuva, Sistema de Monitoramento Hidrometeorológico e alertas de riscos, Biossegurança e etapas de Gestão da Ocorrência Envolvendo Árvores.  


Protocolos

Os Protocolos de Atuação Integrada garantem a eficiência do trabalho conjunto que envolve os diferentes órgãos municipais e estaduais que atuam em áreas específicas, possibilitando respostas ágeis para os eventuais problemas que ocorrerem na capital.  Nos documentos constam o papel que cada instituição deve desempenhar e sua interface com as demais, tanto em ocorrências rotineiras quanto críticas, relacionadas com as chuvas.

O protocolo específico de Atuação Integrada em Eventos de Chuva, que integra o Plano de Contingência da PBH, orienta as articulações entre o COP-BH e instituições envolvidas, como como a Guarda Municipal, BHTrans, SAMU, Sudecap, SLU, Urbel, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Cemig e Copasa, mantendo a liderança situacional à cargo da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil (SUPDEC) da capital.