Pular para o conteúdo principal

Prefeitura realiza primeira reunião com a comunidade para implantação do CRAS Cabana do Pai Tomás
Foto: divulgação PBH

PBH faz reunião com a comunidade para implantação do CRAS Cabana do Pai Tomás

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da SMASAC e da Coordenadoria de Atendimento Regional Oeste, realizaram a primeira reunião com a comunidade sobre a implantação do Centro de Referência de Assistência Social no território do bairro Cabana do Pai Tomás. A abertura da 35ª unidade de CRAS na cidade é uma demanda histórica, deve acontecer ainda neste ano e irá referenciar até 5 mil famílias. 

 

O encontro reuniu cerca de 40 pessoas e teve como objetivo apresentar à comunidade a política de Assistência Social, e mais especificamente as necessidades que devem ser observadas para colocar um CRAS em funcionamento. A intenção desta primeira reunião foi de iniciar o diálogo com lideranças comunitárias e conselheiros municipais, além de construir consensos sobre o processo de abertura da unidade pública.

 

A equipe da SMASAC explicou aos presentes  sobre os avanços que a implantação do CRAS representa, fazendo com que o serviço público chegue ao território. Também foi brevemente apresentado um estudo realizado entre os anos de 2017 e 2018, que define os territórios de proteção socioassistencial de Belo Horizonte para a implantação de novos CRAS no município”. O estudo produziu o mapeamento desses territórios, apontando para a urgência de implantação de uma unidade CRAS no território de Proteção Socioassistencial Cabana Pai Tomás.

 

Uma das questões centrais tratadas foi relacionada ao conceito de território e sobre a localização onde o novo CRAS será instalado. “Estamos na etapa de pensar os territórios, suas características, considerando também as normativas vigentes e as necessidades. Precisamos de um espaço que permita a convivência comunitária, adequado a diversos públicos como crianças, pessoas idosas e pessoas com deficiência, e também é necessário que esse espaço garanta privacidade e sigilo, para um atendimento adequado às famílias”, explicou a Diretora de Proteção Social Básica do SUAS-BH da PBH, Mariana Brito.

 

 

Próximos passos

 

Na reunião, Prefeitura e comunidade se comprometeram a realizar a identificação de imóveis no território que possibilitem a implantação do CRAS, de acordo com as diretrizes apresentadas na reunião. A Prefeitura irá compartilhar com a comunidade a lista de imóveis já visitados e as características de cada um deles que inviabilizam a implantação do CRAS.
As equipes da Assistência Social farão a revisão do mapeamento do território de referência do CRAS Vista Alegre, área que faz divisa com o território do Cabana. Uma nova reunião será agendada para dar sequência aos diálogos.

 

A Prefeitura já publicou o Processo Seletivo interno para o cargo de coordenação do CRAS. Mais informações no Diário Oficial do Município.