7 Fevereiro 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte realiza neste sábado (8), às 9h, o primeiro plantio do ano. Serão 200 mudas de espécies nativas e frutíferas, entre elas: Romã, Acerola, Araça, Pitanga, Jabuticaba, Goiabeira, Ipê Amarelo, Sibipiruna, Pata de vaca, Aroeira, Canafístula, Aldrago, Jacarnadá, Urucum e Jatobá, que serão plantadas em uma área do Distrito Industrial do Jatobá, no Barreiro, dentro do projeto de recuperação ambiental de nascentes.
O Projeto de Recuperação Ambiental trata Áreas de Preservação Permanente (APP) próximas a nascentes, brejos e cursos d’água. As ações de plantio, cercamento, sinalização e educação ambiental, são realizadas para desenvolver a cobertura vegetal nativa e a preservação da biodiversidade.
Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Gelson Leite, o trabalho de recuperação e proteção das áreas de nascentes e de outros recursos hídricos é vital para a capital mineira. “Ao recuperarmos a vegetação dessas áreas, muitas vezes danificadas pela ação humana irresponsável, asseguramos a permanência e a qualidade desses recursos hídricos, tão importantes para a vida em Belo Horizonte”, comenta Leite.
O secretário reafirma o objetivo da Prefeitura em relação aos plantios para este ano. “No ano passado, plantamos 40.900 árvores em BH. Para este ano, nossa meta é ainda maior: terminar com 50 mil árvores plantadas na cidade”, complementa.
A ação é feita em parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), já que a área do plantio também é utilizada como Unidade Produtiva, onde agricultores urbanos realizam cultivo de hortaliças, plantas medicinais e outros itens que contribuem na geração de renda.