9 Maio 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte aposta em intervenções junto aos pedestres, idosos e estudantes na continuidade da divulgação da campanha Maio Amarelo, na segunda semana do mês. As ações são realizadas pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMUR), Superintendência de Mobilidade Urbana (Sumob) e BHTrans.
As atividades voltadas aos pedestres e motoristas começam nesta segunda-feira (12), às 11h30, em frente à EMEI Delfim Moreira (Rua Espírito Santo, 890 – Centro). Será uma ação educativa para conscientização sobre a importância de comportamentos seguros nas travessias semaforizadas de Belo Horizonte. Na ocasião, agentes de mobilidade, educadores e atores realizam abordagens diretas a quem estiver atravessando a rua, utilizando recursos lúdicos, como mímicas e encenações, para transmitir mensagens de segurança de forma acessível e impactante. Essas atividades têm como objetivo reforçar a importância de atitudes como atravessar na faixa, respeitar o sinal vermelho e evitar o uso do celular durante a travessia. Haverá outra campanha de pedestres nesta quinta-feira (15), às 10 horas, na Praça do Chorinho, no Bairro Santa Amélia.
Ainda na programação, os idosos que frequentam os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), participarão do programa Mobilidade Segura para Idosos, onde educadores da BHTrans promovem apresentações teatrais e palestras educativas. Essas atividades utilizam personagens e situações com as quais os idosos se identificam, abordando temas como a importância de atravessar na faixa de pedestres, evitar o uso do celular ao cruzar ruas e utilizar passarelas quando disponíveis. A primeira ação acontecerá no CRAS Novo Ouro Preto (Rua Geraldina Cândida de Jesus, 92 - Ouro Preto), no dia 14, às 9 horas. Ainda durante a semana, haverá atividades no CRAS Petrópolis (Rua Frederico Boy Prussiano, 137 - Petrópolis), no dia 16, às 14 horas.
Ações com motoristas e estudantes
Escolas municipais e estaduais receberão atividades de vivência lúdica sobre mobilidade urbana. Alunos do ensino fundamental receberão a “Caravana Ande Prevenido”. A atividade inclui uma apresentação teatral divertida e educativa, que trabalha temas como respeito, responsabilidade e segurança no trânsito de forma leve e dinâmica.
Já os mais baixinhos participarão do programa Noções de Mobilidade e Trânsito para a Educação Infantil. Outra iniciativa que acontecerá ao longo do mês é o programa “O Jovem e a Mobilidade”, voltado para estudantes do ensino médio, com encontros, palestras, debates, exibição de filmes e do Concurso de Vídeos “O Trânsito e o Valor da Vida”. A iniciativa busca conscientizar os jovens sobre a responsabilidade na construção de uma cidade mais segura e humana, estimulando atitudes de respeito e solidariedade no trânsito.
Além disso, a equipe da BHTrans realizará palestras com os temas “Motopilotagem preventiva” e “Mobilidade, Segurança e Cidadania” para profissionais de diversas empresas da cidade. Todos os detalhes serão divulgados pelo portal da PBH ao longo de cada semana.
Sobre os projetos educativos da PBH
A PBH, por meio da BHTrans, desenvolve diversos projetos educativos por meio do programa permanente BHTrans Educa. Essas iniciativas visam promover a segurança viária e a mobilidade urbana sustentável, atuando com diferentes faixas etárias e públicos. Entre as iniciativas estão o projeto Noções de Mobilidade e Trânsito para a Educação Infantil, voltado para crianças de 4 a 5 anos; o Circo "Transitando Legal", com atividades lúdicas para crianças de 8 a 10 anos; a “Caravana Ande Prevenido”, que apresenta esquetes teatrais para adolescentes de 13 e 14 anos; e o Programa "O Jovem e a Mobilidade", que incentiva atitudes responsáveis em estudantes do ensino médio. As ações envolvem teatro, palestras, jogos e concursos, formando cidadãos mais conscientes e solidários no trânsito.