23 Fevereiro 2023 -
A Prefeitura de Belo Horizonte identificou o falecimento de 14 aposentados e pensionistas municipais, evitando em tempo hábil o pagamento indevido de salário a esse grupo ao longo de 2022. A economia anual estimada é de R$730 mil e resulta do procedimento de prova de vida, um das medidas adotadas pelo município para coibir fraudes previdenciárias.
O processo de prova de vida consiste na convocação, no mês de aniversário, de aposentados e pensionistas municipais para que comprovem que estão vivos. A prova de vida havia sido suspensa por conta da pandemia, mas retornou em maio do ano passado.
Nos oito meses analisados em 2022, 12.736 pessoas foram chamadas. Desse total,121 estão com os benefícios suspensos pelo não comparecimento até o momento.
Para voltar a receber o salário, o beneficiário que perdeu o prazo só poderá fazer a prova de vida 2022 na Central de Atendimento do Servidor da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, localizado na avenida Augusto de Lima, 30, Centro, nos dias úteis, de 8h às 17h. Não será necessário agendamento para esse atendimento.
Recadastramento 2023
Em 2023, a Prefeitura está realizando o recadastramento, em substituição à prova de vida. Ele é obrigatório e, além de coibir possíveis irregularidades no recebimento de vencimentos por terceiros, pretende atualizar os dados cadastrais do público atendido.
Para o procedimento, o beneficiário deverá se dirigir a qualquer unidade bancária do Bradesco (conveniado da Prefeitura) a partir do primeiro dia útil do mês de aniversário. Porém, a recomendação é que compareçam sempre entre os dias 11 e 25, quando há menor fluxo de pessoas nas agências e, consequentemente, o atendimento será mais rápido. Como haverá atualização de dados, o processo não poderá ser feito no serviço de autoatendimento.
Caso o recadastramento não seja feito até o último dia útil do mês de nascimento, o pagamento do salário será suspenso até que o beneficiário regularize a situação. Nesse caso, o pagamento será retomado no mês posterior ao da realização do procedimento.
Mais de 20 mil aposentados e pensionistas da Prefeitura de Belo Horizonte deverão fazer o recadastramento ao longo do ano.
A documentação necessária e outras informações podem ser acessadas neste link.