Pular para o conteúdo principal

Imagem de simpósio realizado na Prefeitura de Belo Horizonte
Foto: Amira Hissa

PBH e UFMG firmam parceria para modernizar avaliação de imóveis

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) lançam, nesta sexta-feira, dia 13, projeto que prevê o desenvolvimento de novas metodologias para a avaliação dos imóveis da capital. O termo de parceria com a UFMG foi assinado em novembro do ano passado e terá duração de um ano, envolvendo diversos tipos de imóveis em Belo Horizonte, residenciais, comerciais e territoriais.

O lançamento do projeto será feito por representantes da Secretaria Municipal de Fazenda (SMFA) e do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Faculdade de Ciências Econômicas (Cedeplar/UFMG), e contará também com a presença de especialistas convidados, funcionários da Caixa Econômica Federal e membros de outros órgãos da Prefeitura, cujas atividades têm relação com avaliação imobiliária.

“A nova metodologia já vem sendo desenvolvida pela Secretaria Municipal de Fazenda desde 2017, com aplicação para avaliações específicas de apartamentos. Através da parceria com o Cedeplar da UFMG, a metodologia será estendida para outros tipos de construções e para a avaliação em massa dos imóveis em Belo Horizonte”, afirma Ana Nabuco Palhano, coordenadora do projeto e servidora da Gerência de Planta de Valores Imobiliários da secretaria de Fazenda.

Além dos servidores da Prefeitura, o projeto também envolve o trabalho de 15 pesquisadores da UFMG. “Faremos a avaliação a partir de técnicas de inferência estatística, considerando o que há de mais moderno na literatura científica. Ao longo deste ano, devemos começar a aplicar a nova metodologia para todos os apartamentos da cidade. Com essa parceria, teremos maior exatidão na avaliação imobiliária, mais transparência na metodologia empregada e agilidade na resposta para os moradores da capital sobre os processos de revisão dos valores do ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis)”, explica a coordenadora do projeto.

 

Lançamento do Projeto de Modernização da Metodologia de Avaliação de Imóveis

Dia: 13 de março.
Horário: 9h30.
Local: Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, sala 1.101, campus Pampulha – Avenida Presidente Antônio Carlos, 6.627, Pampulha.