Pular para o conteúdo principal

Membros da PBH e da UFMG assinam acordo para acordo para promover BH como polo de tecnologia e inovação.
Foto: Divulgação PBH

PBH e UFMG assinam acordo para promover BH como polo de tecnologia e inovação

criado em - atualizado em
Com o objetivo de unir esforços para a realização de ações que promovam Belo Horizonte como polo de tecnologia e inovação e atuação em conjunto na prospecção internacional de centros de pesquisa e desenvolvimento a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, e a UFMG firmam parceria. O termo de intenção de parceria foi assinado na quarta-feira, dia 7 de novembro, pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Beato, e a reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sandra Regina Goulart Almeida.
 
A parceria estratégica entre a Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) da UFMG e a Subsecretaria de Assuntos e Investimentos Estratégicos será implementada para alavancar a inovação no município de Belo Horizonte. Entre os setores que serão trabalhados estão segurança pública, inovação social, logística, áreas da saúde, biotecnologia, internet das coisas, smart cities, entre outros setores.



Ambiente de negócios

Secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Beato destacou a importância da união de esforços entre a PBH e a UFMG. Segundo ele, essa parceria vai atrair centros de desenvolvimento e pesquisa, necessários para o desenvolvimento econômico da cidade no século 21, sobretudo considerando o fluxo de talentos e a geração de tecnologia. “A UFMG é um grande repositório de talentos. Precisamos atrair mais. E essa parceria com a UFMG vem com esse propósito de unir esforços para promover Belo Horizonte como capital da inovação, como cidade atrativa para as empresas investirem em centros de pesquisas e desenvolvimento”, destaca. Uma das principais universidades do Brasil, a UFMG é referência nos campos da ciência da computação, da inovação, e na biologia. O subsecretário de Assuntos e Investimentos Estratégicos, Marcos Mandacaru, também participou da assinatura do termo com a UFMG.



Sala do Investidor

A PBH, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da Subsecretaria Municipal de Assuntos e Investimentos Estratégicos, desenvolve inúmeras ações para melhorar o ambiente de negócios na capital mineira e atrair mais investimentos e empreendimentos. Uma dessas ações é a Sala do Investidor de Belo Horizonte, que promove a capital mineira como uma cidade atrativa e competitiva para investimentos em tecnologia e inovação, possibilitando a atração de centros de pesquisa e desenvolvimento de empresas globais.

A Sala do Investidor é dividida em setores estratégicos para o desenvolvimento econômico: biotecnologia, tecnologia da informação e comunicação, economia criativa, economia verde e moda e design. Nesses setores, e também em outras áreas importantes para a atividade econômica de Belo Horizonte, a PBH atua proativamente na captação de investimentos.

Com objetivo facilitar a entrada do investimento na cidade, a Sala do Investidor tem profissionais para destravar questões burocráticas e facilitar as conexões entre os empresários. A iniciativa tem, ainda, o papel de promover Belo Horizonte nacional e internacionalmente como uma cidade aberta a novos investimentos com oportunidades em setores estratégicos, rica em talentos, com mercado promissor e eficiente, com qualidade de vida e com educação de qualidade.

Para a reitora Sandra Goulart Almeida, esta é mais uma ação relevante em parceria com a Prefeitura. “Temos ações conjuntas muito bem-sucedidas na saúde e na educação, e agora vamos trabalhar pela inovação. É compromisso da Universidade participar do esforço em benefício da cidade”, afirmou.
 
A UFMG e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico farão prospecção de parceiros nacionais e internacionais para projetos de pesquisa e desenvolvimento, licenciamento de tecnologias, criação de ambientes promotores de inovação, compartilhamento de infraestrutura e capital intelectual, atração de centros de pesquisa do Brasil e do exterior.