9 October 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte promove neste sábado (11), a partir das 10h, o 2º Evento Participativo da Centralidade Érico Veríssimo. O evento terá a participação de moradores, comerciantes e lideranças do entorno da Rua Érico Veríssimo, no Bairro Rio Branco, em Venda Nova, para contribuição com o Plano de Ação, um dos eixos estratégicos do Programa de Qualificação das Centralidades, que busca valorizar áreas que concentram comércios e serviços, melhorar a qualidade de vida da população e reduzir a necessidade de grandes deslocamentos.
O encontro realizado em parceria com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops) será na Escola Estadual Professor João Câmara (Praça João Vianna, 142 – Rio Branco). A programação inclui dinâmicas de escuta ativa e uma caminhada pelo território, para que os participantes possam identificar os principais desafios e potencialidades da região. A proposta é fortalecer o sentimento de pertencimento e estimular a construção de um território mais acolhedor, seguro, acessível e cheio de oportunidades.
A participação é aberta a toda a comunidade. Crianças, jovens, adultos e idosos são bem-vindos. O evento é gratuito e não exige inscrição. Para melhor aproveitamento das atividades, recomenda-se o uso de roupas leves e confortáveis.
O Programa de Qualificação das Centralidades é uma iniciativa vinculada à implementação do Plano Diretor de Belo Horizonte. Estão sendo desenvolvidos planos, projetos e obras que contemplam todas as regiões da cidade, elaborados com a participação ativa da comunidade por meio de eventos públicos, garantindo que as soluções propostas reflitam as necessidades e expectativas da população.
Saiba mais sobre o Programa em: pbh.gov.br/centralidades