Pular para o conteúdo principal

Fachada do BH resolve, durante o dia.
Foto: Adão de Souza/PBH

PBH e Sebrae oferecem capacitação na Semana do Microempreendedor Individual

16/05/2019 | 22:05 | atualizado em 17/05/2019 | 21:41

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Sala Mineira do Empreendedor, e o Sebrae Minas promovem, de 20 a 24 de maio, a Semana do Microempreendedor Individual (MEI). Durante os cinco dias do evento, será realizado um mutirão de atendimento para quem quer se formalizar ou para quem já é microempreendedor individual e quer melhorar a gestão do negócio.

 

Em Belo Horizonte, haverá atividades na Sala Mineira do Empreendedor, que funciona no BH Resolve, rua Caetés, 342, e no Museu de Artes e Ofícios, na Praça da Estação. Segundo a gerente de Apoio ao Empreendedor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Anne Menezes, são  165.540 microempreendedores individuais em Belo Horizonte, sendo que 457 foram formalizados de janeiro a abril na Sala Mineira do Empreendedor.

 

Além da capital mineira, outras 253 cidades mineiras recebem o mutirão de atendimento. No site do Sebrae Minas os empreendedores poderão selecionar a cidade escolhida e o período para ter acesso à programação presencial gratuita. Entre as atividades estão palestras, cursos, oficinas e workshops sobre finanças, gestão, planejamento, marketing, vendas, legislação e recursos humanos.

 

Em Minas Gerais, mais de dois mil MEIs se formalizaram nos quatro primeiros meses deste ano. O Estado acumula mais de 953.168 mil formalizados, 11% dos MEIs do país, segundo dados do Portal do Empreendedor. Hoje, Belo Horizonte abriga 17,3% dos microempreendedores individuais do Estado.

 

O superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha, ressaltou que a Semana do MEI é uma oportunidade para os empreendedores esclarecerem dúvidas sobre formalização, obrigações legais e tributárias, além de se atualizarem em temas que ajudem a impulsionar os negócios. Nos pontos de atendimento do Sebrae Minas de todo o estado, os formalizados ainda terão acesso as informações sobre a Declaração Anual Simplificada (DASN) referente ao ano/calendário 2018, que deve ser enviada à Receita Federal até o dia 31 de maio. Eles também poderão regularizar o envio da DASN dos anos anteriores.

 

Além disso, analistas do Sebrae Minas vão oferecer atendimento personalizado aos interessados em se tornar MEI. Os empreendedores poderão inclusive formalizar na hora e de graça. Para isso, basta que os interessados levem a documentação de consulta prévia do estabelecimento realizada na prefeitura (autorização para registrar a empresa no local desejado), além de documentos pessoais, como carteira de identidade, CPF e número do recibo da Declaração de Imposto de Renda.

 

Para quem não puder participar das atividades presenciais, o Sebrae Minas vai promover orientações online sobre as atividades com o maior número de formalizações e ainda esclarecer dúvidas sobre a gestão do negócio. Serão duas transmissões por dia durante a Semana do MEI, sempre das 10 às 10h30 e das 11 às 11h30. Basta acessar o site do Sebrae Minas para participar.

 

Programação BH Resolve 

Dia

Horário

Palestra

20

14h - 16h

Redesim - Simplificação e integração do processo de registro e licenciamento de pessoa jurídica

20

14h - 16h

MEI: como se formalizar

21

10h – 12h

Como manter suas finanças em dia - educação financeira para empreendedores

21

15h – 17h

Qualidade no atendimento

23

10h – 12h

Técnicas de vendas – aumente seu potencial de vendas

23

14h – 16h

Como utilizar as redes sociais de forma estratégica no seu negócio

24

09h – 10h

Licenciamento da Vigilância Sanitária - Como se regularizar - passo a passo na Redesim

24

11h – 12h

Licenciamento ambiental

24

14h30 – 16h

 Como funciona a nova emissão de nota fiscal de prestação de serviço

Ouça este conteúdo

Últimas Notícias

Caixas de frutas e legumes, como tomate, abobrinha e melancia, empinhadas. Prefeitura amplia Banco de Alimentos e mais instituições serão beneficiadas 

Instituições socioassistenciais interessadas em receber doações do Banco de Alimentos estão sendo cadastradas pela PBH.

17/06/2019 | 20:19
Mais de quarenta pessoas em fila do Teatro Marília, à noite Prefeitura de Belo Horizonte retoma projeto “Terça da Dança” no Teatro Marília

O projeto será realizado todas as terças de junho e julho, oferecendo espetáculos, intervenções e instalações artísticas de dança.

17/06/2019 | 18:57