31 October 2019 -
Depois de quase quatro meses de workshops, oficinas, visitas técnicas, consultorias e mentorias os destaques da 2ª edição do ‘Hackatur - Desafios de Inovação no Turismo’ foram premiados. A competição contou com a participação de 16 restaurantes do Circuito Gastronômico da Pampulha. Os projetos foram desenvolvidos em parceria da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, com o Sebrae-MG, por meio do programa Investe Turismo, do Ministério do Turismo.
A final aconteceu na terça-feira, dia 29, no restaurante Paladino, na região da Pampulha, e contou com mais de 60 convidados, entre eles o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Beato, o presidente da Belotur, Gilberto Castro, o secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Aluizer Malab, e o diretor de Operações do Sebrae Minas, Marden Magalhães.
Os oito finalistas da 2ª edição do Hackatur 2019 tinham cinco minutos para apresentarem suas ideias para a banca de jurados, que davam notas de um a cinco. Duas soluções foram premiadas. O grande destaque foi a tecnologia Efid - Conexões e Negócios. A solução promete fortalecer o negócio com o cliente, por meio de assistência digital personalizada, fidelização e relacionamento com o público. “A sensação de ganhar um prêmio como esse é indescritível. Todos os projetos eram de altíssimo nível e em áreas diferentes. Claro que eu acredito no nosso produto e sabia que iria atender aos restaurantes, mas, diante do nível dos demais, fiquei ainda mais feliz por ter conquistado o prêmio”, comemora Arnaldo Bacha, sócio-diretor da I3T, startup que desenvolveu a plataforma Efid.
A segunda premiada foi a AVA, Inteligência Artificial da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), apresentada pela entidade. Com uma equipe composta por sete jornalistas, a AVA é uma fonte de informação gratuita sobre gestão e operação para bares e restaurantes. Ela responde mais de oito mil perguntas online, por meio de respostas rápidas, indicação de cursos e leitura.
“É muito importante criar estímulos para novos modelos de negócios, que promovam inserção digital na cadeia produtiva do turismo por meio de soluções inovadoras e tecnológicas que as startups ofertam ao mercado. Assim, conseguimos promover ainda mais interação e integração entre segmentos diversos, fortalecendo a competitividade das atividades turísticas da capital mineira”, afirmou o presidente da Belotur, Gilberto Castro.
De acordo com Marden Magalhães, o Sebrae apoia mais de dois milhões de negócios e, por isso, agradece as parcerias que ajudam nessa atuação, sobretudo no setor do turismo. “Os melhores resultados acontecem quando temos os empresários participando efetivamente dos processos. Além dos investidores, ressalto em especial a parceria com a Belotur, pois estamos juntos nesse desafio e esperamos as boas soluções. Agradecemos também àqueles que acreditaram nesse projeto”, disse.
Marcelo Haddad, proprietário do restaurante Paladino e gestor do Circuito Gastronômico da Pampulha, agradeceu a presença de todos e celebrou os dez anos do Circuito. Para ele, a inovação precisa fazer parte da gastronomia, já que o setor está evoluindo. “O Hackatur possibilitou pensarmos em várias ações que nos tiraram da zona de conforto. Para isso, tivemos que preparar as nossas equipes. É importante ter relacionamento e correr atrás de novidades e oportunidades”, destacou Haddad.
Mais de 35 startups se inscreveram com propostas de soluções para atender especificações como: criar estratégias de relacionamento e de prospecção de novos clientes; promover a sustentabilidade como diferencial dos restaurantes; e conectar profissionais especializados e qualificados com o setor de alimentação, com o objetivo de reter e identificar talentos. O Hackatur faz parte do Futurismo - Programa de Pesquisa e Inovação Turística, que tem o objetivo de promover intercâmbio com o ambiente acadêmico e consolidar a capital mineira como um destino turístico inteligente, competitivo e sustentável.
Destaques do Circuito Gastronômico da Pampulha
Este ano, 16 restaurantes participaram do Circuito com diferentes ingredientes, inspirados na Serra da Mantiqueira. Os três vencedores foram escolhidos por meio de votação na página do Circuito Gastronômico do Pampulha.. “O Circuito teve início no mês de junho, numa expedição na Serra da Mantiqueira, com o apoio do Sebrae Minas. Ao longo dos meses, foram 4.366 pratos consumidos por um público médio de 13.098 pessoas. O faturamento foi de aproximadamente R$ 684 mil, ou seja, mais do que dobrou em relação ao ano passado”, relata Marcelo Haddad.
Ainda segundo Haddad, um dos desafios dos restaurantes está relacionado à localização. “As regiões estão cada vez mais setorizadas e a Pampulha tem uma característica de ser mais afastada. Apesar disso, tivemos um resultado bastante satisfatório. O Circuito é uma oportunidade para que cozinheiros e funcionários possam estar em contato com público”.
Os vencedores foram: em terceiro lugar, o Soul Jazz Burger; em segundo, o Mineiros Beer; e o primeiro posto foi conquistado pelo MisterArt Empório Cervejeiro. De acordo com Michel Teixeira de Oliveira, proprietário do estabelecimento, o prato escolhido tem uma relação com a tradição mineira. “Não esperava ganhar, até porque têm restaurantes renomados e a nossa casa tem apenas oito meses de funcionamento. Para o Circuito, tivemos o apoio do chef Renato Lobato e criamos o prato ‘Ouriço da Mantiqueira’, que é uma barca de jiló, com carne de porco e farinha de torresmo. Ele vai acompanhado com molho de mel e mostarda preta. Uma explosão de sabor bem diferenciada. Estou muito feliz”, comemorou Michel.