4 August 2022 -
Representantes da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB/MG) se reuniram, na última semana, para planejar ações conjuntas para o treinamento e a qualificação de servidores da Guarda Civil Municipal.
Participaram do encontro, na sede da OAB/MG: o presidente da instituição, Sérgio Leonardo; o secretário municipal de Segurança e Prevenção, Genilson Ribeiro Zeferino; o comandante da Guarda Municipal, Rodrigo Sérgio Prates; o procurador geral de prerrogativas da OAB/MG, Giovani Kaheler; e o conselheiro seccional e delegado de prerrogativas, Adilson Rocha.
A qualificação, que terá como tema a relação entre os agentes de segurança e os profissionais da advocacia, com foco nas prerrogativas da classe e direitos humanos, será ofertada aos 2.039 integrantes da Guarda Municipal que atuam no serviço operacional e será estendida para os guardas municipais que foram aprovados em concurso público.
De acordo com secretário de segurança Genilson Zeferino, a parceria tem o objetivo fortalecer as ações preventivas da corporação que devem ser pautadas na garantia de direitos e no respeito incondicional aos Direitos Humanos. Para o comandante Rodrigo Prates, a qualificação é essencial para fortalecer o papel cidadão da Guarda Municipal. “Essa parceria será refletida em uma melhor prestação de serviços para a comunidade”, disse.
O encontro ainda contou com a participação do secretário municipal adjunto de Segurança e Prevenção, Rodrigo Melo Teixeira; do Diretor de Ensino da Guarda Municipal, Vander Ourotea; do Gerente de ensino e pesquisa da Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção, Lincoln Ignácio Pereira; e do chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção, Bruno Almeida Oliveira.