Pular para o conteúdo principal

PBH e Instituto Cervantes apresentam espetáculo espanhol "Celeste"
Foto: companhia Luz, Punto y Micro

PBH e Instituto Cervantes apresentam espetáculo espanhol "Celeste"

criado em - atualizado em

O Circuito Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Cervantes,  apresenta nesta terça-feira (14), às 19h, no Teatro Marília, o espetáculo espanhol “Celeste”, da Cia Luz, Micro y Punto. Inédita no Brasil, a apresentação se baseia no teatro de sombras, linguagem cênica estudada pela companhia há dez anos. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados antecipadamente pelo site da Sympla. Mais informações estão disponíveis nas redes e no site do Circuito Municipal de Cultura, que é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Odeon.

 

Com estreia em 2019, na Espanha, "Celeste” mescla cinco histórias de personagens da mitologia grega. No palco, lapiseira e tesoura fabricam marionetes de sombra em um pequeno teatro de madeira, por onde entram e saem para ganhar vida. Um dia, as marionetes são surpreendidas pelo chamado da deusa grega Eurínome e começam a viver histórias de fantasia, aventura e amor: a deslumbrante criação do universo por Eurínome; a espera incansável de Penélope por seu amado Ulisses; a busca pela liberdade de Pégaso; a solidão de Minotauro, fechado no Labirinto; e as setas maliciosas de Eros.

 

A secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, destaca a atração internacional espanhola e a parceria com o Instituto Cervantes. “A Prefeitura de Belo Horizonte, a partir de suas políticas públicas, oferece uma programação cultural diversa e descentralizada, que acontece em todas as regiões da cidade e nas mais diversas linguagens artísticas. E neste Mês da Mulher estamos oferecendo uma programação especial. Ter uma atração internacional como “Celeste”, da Cia Luz, Micro Y Punto, é oferecer ao público uma oportunidade especial de conferir, pela primeira vez no Brasil, esse espetáculo marcado pelo teatro de sombras contemporâneo, fruto de uma parceria importante com o Instituto Cervantes”, afirma.

 

Luciana Féres, presidente da Fundação Municipal de Cultura, também celebra a atração neste mês comemorativo às mulheres. “Arte milenar, o Teatro de Sombras encanta os mais diferentes públicos em todas as partes do mundo. O espetáculo “Celeste”, da Cia Luz, Micro Y Punto, importante companhia espanhola, aborda o universo feminino a partir de figuras da mitologia e de um olhar contemporâneo marcado por imagens poéticas e artesanais. Um convite ao público de todas as idades para se divertir e se encantar”, ressalta.

 

“É uma oportunidade de apreciar e conhecer um pouco mais da arte espanhola por meio de uma apresentação cheia de fantasia, melodia e cultura”, comenta o coordenador geral do Instituto Cervantes de Belo Horizonte, Manuel Valenzuela. “O Instituto Cervantes é um órgão oficial do governo espanhol encarregado de promover a língua e a cultura hispânica, por isso é uma grande satisfação para nós poder trabalhar em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte para trazer da Espanha uma amostra do teatro contemporâneo criado por mulheres, justamente neste mês de março em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher”, completa o representante do Instituto Cervantes.

 

Idealizada pelas artistas cênicas Patricia Toral e Maria Chantal Franco, a Cia Luz, Micro y Punto baseia seu trabalho na experimentação e na criação de histórias visuais e musicais por meio do teatro de sombras contemporâneo. Criada em 2013, no Principado de Astúrias, na Espanha, a companhia se debruça sobre tecnologia analógica para levar à cena imagens poéticas e artesanais. Além de “Celeste”, o repertório da Luz, Micro y Punto conta com outros quatro espetáculos, que misturam diferentes técnicas do teatro de sombras, das mais clássicas às mais experimentais: “On el Funambulista” (2014), “Años Luz” (2016), “Las Gemelas de Palacio” (2016) e “Estrellas Sonoras” (2021).

 

Maria Chantal Franco celebra a estreia de “Celeste” no Brasil, viabilizada pelo Instituto Cervantes, ressaltando a perspectiva autoral e feminina da montagem. “É um espetáculo que traz, usando pouco texto, uma versão muito pessoal dessas histórias, contadas por nós, mulheres, por um ponto de vista feminino”, afirma a co-fundadora da Cia Luz, Micro y Punto. “Estamos muito contentes em apresentar ‘Celeste’ pela primeira vez no Brasil. Esperamos que as histórias possam agradar a todos, tanto crianças quanto adultos”, completa, lembrando que, antes de BH, o espetáculo será apresentado na 10ª edição do Festival Internacional do Teatro de Sombras, que acontece entre 5 e 12 de março, em Taubaté (SP).

 

Sobre o Circuito Municipal de Cultura

Projeto estratégico da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, o Circuito Municipal de Cultura tem como objetivo promover a descentralização e a democratização do acesso a uma ampla programação artístico-cultural, atendendo a todas as regionais, valorizando e fomentando a produção cultural local dos diversos territórios da cidade. O Circuito Municipal de Cultura oferece programação contínua, em diversos formatos, a partir de ações descentralizadas nas nove regionais da PBH. São realizados shows, espetáculos cênicos, intervenções urbanas, exibição de filmes e mostras temáticas, além de atividades de reflexão e formação.

 

Lançado em dezembro de 2019, o Circuito Municipal de Cultura mantém o compromisso de oferecer programação cultural plural, com atrações gratuitas para todas as faixas etárias, destacando a produção local em todos os seus territórios e manifestações. Ao longo destes anos, o Circuito já realizou 628 apresentações nos espaços públicos das nove regionais da cidade, alcançando um público de mais de 700 mil pessoas, e contou com a participação de mais de 3.700 trabalhadores, entre artistas, Mestres da cultura popular, produtores e técnicos, reforçando seu importante papel de fomento, principalmente no período da pandemia de Covid-19.

 

No ano de 2022, o Circuito realizou 145 ações, com público estimado em 25 mil pessoas. Foram mais de 400 artistas envolvidos nesse período e aproximadamente 500 agentes da cadeia produtiva contratados, com maior destaque para artistas e fornecedores de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

Serviço | Circuito Municipal de Cultura

Espetáculo “Celeste - Teatro de Sombras”, Cia Luz, Micro y Punto (ESP)
Quando: Dia 14 de março, terça-feira, às 19h
Onde: Teatro Marília (Avenida Alfredo Balena, 586 - Santa Efigênia)
Quanto: Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados pela Sympla