16 August 2017 -
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel), e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) assinaram, dia 16 de agosto, uma carta de intenções que tem em vista estabelecer os termos de cooperação técnica a ser travada entre as instituições, a fim de promover e fomentar a economia criativa em Belo Horizonte.
O compromisso foi firmado durante a inauguração da primeira etapa do projeto P7 Criativo, uma agência resultante da associação entre o Governo de Minas Gerais, por meio da Fundação João Pinheiro e da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG) e a Fiemg.
“Os objetivos do projeto P7 Criativo estão em sintonia com uma das principais estratégias de desenvolvimento adotadas pela prefeitura de Belo Horizonte, que é estimular a indústria criativa, e contribuir para ampliar a diversificação, a competitividade e a inovação da economia local”, afirmou Bruno Miranda, secretário municipal adjunto de Desenvolvimento Econômico. Também assinou o documento o presidente da Prodabel, Leandro Garcia.
Em breve será estabelecida uma agenda de trabalho para definir o instrumento que vai formalizar a parceria, que vai incluir, em seus termos, o apoio para a atração de investimentos e a internacionalização de BH. Incluem-se neste propósito ações em conjunto com a Prodabel para estimular a economia criativa na área de tecnologias da informação e comunicação, e com a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), na área de turismo e eventos.
Projeto P7 Criativo
O espaço de trabalho compartilhado, voltado para empresas e profissionais de diversas áreas como empreendedorismo digital e economia criativa, começa a funcionar em um andar do prédio situado na Afonso Pena, 4000. O local tem cerca de 1,8 mil metros quadrados e poderá comportar 400 pessoas. A etapa definitiva do projeto vai ocupar o edifício do antigo Bemge, localizado na Praça Sete, que tem 25 andares e está sendo revitalizado. As obras têm previsão de encerramento no final de 2018.
Em sua estrutura física, o P7 Criativo pretende agregar empreendedores, investidores e especialistas que usam a criatividade e o capital intelectual nas áreas de design, moda, audiovisual, robótica, gastronomia, patrimônio cultural, telecomunicações, jogos eletrônicos, saúde e bem-estar, funding, administração pública, educação, entre tantos outros setores.
Para atender a esta demanda, no local haverá escritórios compartilhados, centro de pós-produção audiovisual, biblioteca, auditório, centro de desenvolvimento de software, ambientes de locação para pequenas e médias empresas, restaurante e café, além de uma educação focada no movimento de startups — empresas inovadoras da área de tecnologia.