Pular para o conteúdo principal

Nove adultos sentados em sala com mesa em forma de "u", e três em pé, fazendo exposição, ao lado de projeção em imagem.
Foto: Divulgação PBH

PBH e Elo Group promovem desafio de tecnologia para universitários mineiros

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte firmou parceria com a EloGroup para a realização do Design Your Thinking, projeto que teve como objetivo oferecer um desafio para universitários debaterem e construírem soluções para um problema real da cidade. O tema escolhido foi “Cidadão 360”, no qual os jovens estudantes deveriam propor projetos para a melhoria do processo de Cadastramento de Ambulantes do Carnaval de Belo Horizonte, planejado anualmente pela Prefeitura, por meio da Belotur. O desafio teve 50 participantes de 13 diferentes cursos de graduação de oito universidades de Minas Gerais.

 

A apresentação de propostas para o desafio Design Your Thinking aconteceu em março. Na ocasião, os inscritos participaram de um curso de Design Thinking oferecido pela EloGroup. Em seguida, partiram para a fase de desenvolvimento da solução para o case proposto. No momento final, os grupos foram avaliados quanto ao desempenho na construção da solução e quanto ao potencial das ideias.

 

Conquistando o primeiro lugar, os estudantes Ana Carolina dos Santos Paes, André Vieira Leite, Jéssica Moraes de Sant'Anna, Gabriel Gustavo Henriques da Costa e Paulo Henrique da Silva Gabriel apresentaram sua ideia, em abril, para o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, André Reis, para o secretário adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão e subsecretário de Modernização, Jean Mattos, além da diretora de Eventos da Belotur, Marah Costa, e representantes do BHResolve, da Fiscalização e  da gerência de Projetos e Ações de Relacionamento com o Cidadão.

 

O projeto selecionado ofereceu como soluções a virtualização do processo, a promoção da acessibilidade digital, a ampliação do alcance da divulgação e a bonificação para primeiros cadastros.

 

 

Transformação Digital

De acordo com o subsecretário Jean Mattos, a Prefeitura de Belo Horizonte tem realizado e participado de iniciativas visando o engajamento da comunidade, seja acadêmica, startups, entre outras, na solução de problemas urbanos e o desafio Design Your Thinking foi mais uma dessas experiências.

 

“A proposta trazida e mediada pela EloGroup e as ideias apresentadas pelo grupo vencedor abriram espaço para um diálogo muito rico, que extrapolou a resolução direta do problema, colaborando também para avanços nas nossas discussões de transformação digital do governo municipal. O olhar do jovem universitário sobre velhos e novos desafios na gestão pública traz um viés de inovação, tecnologia e disrupção que leva à construção conjunta de novas soluções para o Município”, afirma.

 

A diretora da EloGroup, Lays Lobato, destacou a importância de aproximar o universitário de problemas reais da sociedade em que vivem. "O projeto Design Your Thinking surgiu da visão de aproximar os jovens universitários dos desafios enfrentados pelas organizações, sejam elas públicas ou privadas. A realização da nossa primeira edição só foi possível graças ao engajamento dos nossos consultores e servidores da Prefeitura, que conseguiram enquadrar de forma muito estruturada um problema público a ser resolvido, e claro, o total interesse e disponibilidade dos mais de 50 universitários que participaram do desafio conosco. O sucesso da iniciativa nos revela o potencial desta simbiose, que quando bem conduzida, pode gerar impactos muito relevantes para a nossa sociedade”, completa Lays.

 

Os vencedores do desafio comemoraram a oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos acadêmicos em prol de uma solução que pode, de fato, sair do papel. "O desafio nos possibilitou gerar impacto em uma realidade em que estamos inseridos, por meio das ferramentas disponibilizadas, experiências anteriores e formação de cada integrante do grupo. Além de permitir esse retorno para sociedade por meio dos nossos esforços, foi uma experiência muito enriquecedora devido a pluralidade do time envolvido e a receptividade a inovação por parte dos agentes internos da Prefeitura de Belo Horizonte”, afirmou André Vieira, um dos representantes do grupo vencedor.

 

 

20/05/2019. Transformação Digital. Fotos: Divulgação/Belotur