Pular para o conteúdo principal

Arte feita pela PBH
Foto: Arte/PBH

PBH e CMDCA realizam evento de combate à violência sexual

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania e o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente realizam nesta segunda-feira, dia 17, o webnário Maio Laranja , em alusão ao dia nacional de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, 18 de maio. Neste ano, o foco das ações serão os desafios na proteção de crianças e adolescentes no contexto da pandemia.

 

O evento, que se soma a outras estratégias de conscientização realizadas pelo município, será transmitido a partir das 14h, pelo canal do Fórum de Enfrentamento à Violência de Crianças e. Adolescentes de Minas Gerais (Fevcamg), apoiador da atividade. 

 

Importantes palestras compõem a programação. A primeira, com o tema “Desafios do atendimento psicológico a vítimas de abuso sexual infanto-juvenil em tempos de pandemia”, será ministrada pela Professora Drª. Cassandra Pereira França, do Departamento de Psicologia da UFMG e coordenadora do projeto CAVAS - Crianças e Adolescentes Vítimas de Abuso Sexual. Na sequência, a palestra “Prevenção à violência sexual na internet” com a participação do Professor Dr. Rodrigo Nejn,  Diretor de Educação Safernet Brasil e Emanuella Ribeiro, embaixadora e mentora do Cidadão Digital em Minas Gerais, programa da SaferNet em parceria com o Facebook.

 

A última palestra da tarde tem como tema “Especializar para cuidar: a importância de juízos especializados para proteção das vítimas de violência sexual” com a Drª. Marixa Fabiane Lopes Rodrigues, Juíza de Direito Titular da Vara Especializada em Crimes Contra Crianças e Adolescentes.  

 

A mediação será feita por Moisés Barbosa Ferreira Costa, coordenador da Associação Circo Belô e coordenador do Fórum de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes de Minas Gerais (FEVCAMG) e Nívia Soares, diretora de Políticas para Crianças e Adolescentes da Subsecretaria de Direitos de Cidadania da Prefeitura de Belo Horizonte. O adolescente Maurício Dimas, representante do Comitê de Participação de Adolescentes do CEDCA-MG no Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente fecha a lista de convidados. 

 

De acordo com a presidente do CMDCA, Nádia Costa, a programação virtual marca o mês de enfrentamento à violência e à exploração sexual de crianças e adolescentes e é essencial para a divulgação de informações e sensibilização do público. “No contexto da pandemia, atividades virtuais como esta são de fundamental importância para o enfrentamento das violações sofridas por crianças e adolescentes e especialmente importantes quando se trata de violações tão cruéis quanto de violência sexual”.  

 

Todas as informações sobre o Maio Laranja e as ações desenvolvidas pela prefeitura de Belo Horizonte, além das formas de denúncia, estão disponíveis no portal da Prefeitura.