Pular para o conteúdo principal

PBH doa mais de 1.700 kits de joaninhas em aula-show de Gilberto Gil
Foto: SMMA/Divulgação

PBH doa mais de 1.700 kits de joaninhas em aula-show de Gilberto Gil

criado em - atualizado em

Na noite do sábado (4), véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, a biofábrica da Prefeitura de Belo Horizonte marcou presença no Palácio das Artes para distribuição de mais de 1.700 kits de joaninhas aos convidados da aula-show “Outras Florestas” do cantor e compositor Gilberto Gil. 

Com um stand montado no hall principal do Palácio das Artes, a PBH ofertou um kit para cada convidado do evento, que pôde conhecer mais sobre o tratamento natural das pragas em hortas e plantações, bem como a tecnologia sustentável que envolve o projeto. O artista também foi presenteado com um dos pacotinhos de joaninhas. 

Em cada kit, foram distribuídas 10 larvas de joaninhas. Quando dispensados em hortas e plantações, esses insetos contribuem para o equilíbrio ambiental, o desenvolvimento sustentável e a redução no consumo de agrotóxicos em hortas e jardins, uma vez que se alimentam de parasitas como o pulgão e a mosca-branca, combatendo de forma natural populações de organismos indesejáveis em pomares e arborizações. 

De acordo com o diretor de gestão Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Dany Amaral, a distribuição das joaninhas no Palácio das Artes teve o objetivo de integrar soluções e novas possibilidades de ideias para melhoria do ecossistema: “O ‘Outras Florestas’ vem pensar na biodiversidade como meio de construir novas ocupações para o espaço urbano. Mais vegetação na cidade é uma oportunidade de melhorar a vida das pessoas e, falando em ampliação do meio biótico em Belo Horizonte, as joaninhas tem um papel fundamental porque protegem as plantas ao atacar insetos que podem prejudicar a vegetação. Trazer essa pauta no combo de ações da iniciativa foi um caminho muito pertinente quando pensamos em expansão e melhoria do ecossistema”, aponta. 

O secretário de Meio Ambiente, Mário Werneck, também comemorou a iniciativa e destacou a necessidade de trazer novas ideias para conversas sobre preservação e melhoria do meio ambiente. “A Prefeitura sempre busca formas de gestão que integrem novas tecnologias aos recursos existentes. Trazer os resultados da implantação da biofábrica para conhecimento popular e debates sobre gestão do meio ambiente é muito importante, pois estamos promovendo a multiplicação de políticas públicas voltadas à sustentabilidade e práticas que deram muito certo do ponto de vista administrativo e ambiental”, afirma.