Pular para o conteúdo principal

Informativo sobre o Coronavírus em Belo Horizonte
Foto: Arte PBH

PBH divulga videoaulas com série de exercícios para pessoas com deficiência

criado em - atualizado em

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, o programa Superar passa a oferecer uma nova ação para atender o público nesse período de medidas de distanciamento social em função da pandemia da Covid-19. Intitulada “Superar em Casa”, a ação consiste em uma série de videoaulas de exercícios funcionais voltados para pessoas com deficiência. O canal da Prefeitura no YouTube é a plataforma digital de exibição da série. 

 

A cada semana serão publicadas duas videoaulas com conteúdo inédito e duração média de 12 a 15 minutos, sendo uma de funcional e outra de funcional para cadeirantes, já que os alunos cadeirantes terão uma sessão específica para eles.

 

Aplicada pelo professor Alexandre – mais conhecido pelos alunos como Tio Careca –, as primeiras sessões já estão no ar. Confira em Aula funcional 1 e Aula funcional para cadeirantes 1

     

Com o Superar em Casa, a Prefeitura amplia o sistema de videoaulas da Secretaria de Esportes e Lazer em meio à pandemia do Coronavírus, buscando soluções adequadas ao contexto de distanciamento social para manter o atendimento aos usuários e demais cidadãos. 

 

A primeira série de videoaulas teve início em maio, com o programa Vida Ativa, voltado para pessoas com mais de 50 anos, principalmente os idosos. As sessões do Vida Ativa em Casa também vêm sendo publicadas no canal do YouTube da Prefeitura. 

 

O secretário municipal de Esportes e Lazer de Belo Horizonte, Elberto Furtado, destaca a importância das videoaulas ao lembrar que, conforme portaria publicada no Diário Oficial do Município, o atendimento presencial dos programas Superar e Vida Ativa está suspenso por tempo indeterminado desde 20 de março, em conformidade com as ações da Prefeitura para conter a propagação da Covid-19 e preservar a saúde da população.

 

“Nesse momento difícil para toda a população, em especial para idosos e pessoas com deficiência, as videoaulas são importantes para a saúde física e mental, atenuando os efeitos desse isolamento. Após a implantação do Vida Ativa e Superar em Casa, estamos estudando e desenvolvendo videoaulas também para outros programas”, afirma Elberto Furtado.  

 

 

O programa

O Superar promove a inclusão social da pessoa com deficiência por meio de atividades físicas, esportivas e de lazer. Até ser suspenso por tempo indeterminado, o programa atendia 900 usuários em dois centros de referência e sete núcleos em Belo Horizonte.