19 July 2023 -
A Prefeitura de Belo Horizonte recebeu cerca de 30 mil doses da Pfizer Baby e 25 mil doses da Pfizer Pediátrica. Com isso, a partir desta quinta-feira (20), serão ampliados os pontos de vacinação e os imunizantes estarão disponíveis em todos os centros de saúde da capital. Devido aos quantitativos que estavam sendo repassados ao município, as aplicações eram realizadas em apenas seis unidades por regional, para otimizar o estoque e evitar desperdícios.
Deve receber a Pfizer Baby o público de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. O esquema vacinal é composto por três doses, com intervalo de quatro semanas entre a primeira e segunda aplicação e de, pelo menos, oito semanas entre a segunda e a terceira dose. Já a Pfizer Pediátrica está disponível para as crianças de 5 a 11 anos de idade. São duas doses no esquema básico, com intervalo de 21 dias entre as aplicações e o reforço deve ser administrado quatro meses após a segunda dose.
Para que o público dessas faixas etárias possa tomar as doses é necessário apresentar o cartão de vacinação. Além disso, as crianças devem estar acompanhadas de pais, mães ou responsáveis legais e apresentar documento de identificação com foto. Caso o acompanhamento seja por terceiros, é necessário ter em mãos o termo de autorização devidamente preenchido e assinado.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que as vacinas são seguras e salvam vidas, evitando as formas mais graves da covid-19. É indispensável que o cartão de vacinação esteja sempre atualizado.