Pular para o conteúdo principal

PBH discute medidas para retomada de voos da Pampulha

criado em - atualizado em
Medidas consensuais adotadas por Belo Horizonte e pelos municípios do Vetor Norte da Região Metropolitana irão viabilizar o funcionamento paralelo do Aeroporto Carlos Drummond de Andrade, na Pampulha, e do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins. A solução foi definida nesta sexta-feira, 24/11, em reunião do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, com prefeitos de municípios do Vetor Norte e com o deputado federal Diego Andrade.

Além do deputado federal, participaram da reunião, na sede da Prefeitura de Belo Horizonte, os prefeitos Cristiano Costa (Pedro Leopoldo), Antônio Divino (Matozinhos), Elmo Alves do Nascimento (Capim Branco), Celso Antônio da Silva (Confins), Diego Alves (São José da Lapa) e Rogério Avelar (Lagoa Santa).
 
No encontro, os prefeitos acertaram que, antes da consolidação dos voos no Aeroporto de Belo Horizonte será feita uma avaliação técnica para estabelecer medidas que valorizem os dois aeroportos da região metropolitana. Para isso, será solicitado ao Ministério dos Transportes um prazo de 30 dias antes de ser oficializada a transferência de voos, de forma que a avaliação possa ser concluída.

De acordo com o prefeito de Lagoa Santa, Rogério Avelar, que é presidente da Associação dos Municípios do Entorno do Aeroporto de Confins, um grupo de técnicos da Prefeitura de Belo Horizonte e das cidades vizinhas ao aeroporto, com apoio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, vai discutir o nível de transferência de voos para a Pampulha e os impactos da mudança. “A gente quer que essa discussão seja profícua e leve ao crescimento do setor aeroportuário em Belo Horizonte”, afirmou.

O prefeito considerou o saldo da reunião com o prefeito Alexandre Kalil bastante positivo. “O mais importante é que a gente chegou a um consenso e estabelecemos um prazo de 30 dias para que seja feita essa avaliação técnica, antes que efetivamente haja a consolidação dos voos na Pampulha. Estamos trabalhando de forma extremamente harmônica e é fundamental termos diversos voos internacionais, sem perder a conectividade no Aeroporto de Confins”, disse.

Destacando a importância da reunião dos prefeitos, o vice-presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados,  deputado Diego Andrade, disse que haverá uma união de forças para que haja equilíbrio no funcionamento dos aeroportos.

“O que ficou claro, para todos, é que os prefeitos do Vetor Norte não querem inviabilizar o Aeroporto da Pampulha e que o prefeito Alexandre Kalil não tem a intenção de inviabilizar o Aeroporto de Confins. O aspecto mais positivo da reunião é que vamos unir forças para chegarmos à dosagem adequada. Por exemplo: à medida que voos nacionais sejam transferidos para a Pampulha, que o Aeroporto de Confins seja compensado com mais voos internacionais”, relatou.