Pular para o conteúdo principal

PBH desenvolve projeto para auxiliar catadores de recicláveis
Stephanie Mendes/PBH

PBH desenvolve projeto para auxiliar catadores de recicláveis

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte desenvolveu um projeto piloto para garantir mais segurança aos catadores de recicláveis que atuavam na Praça João Pessoa, no bairro Funcionários. Foi disponibilizado aos trabalhadores um espaço, na região Leste da capital, para a triagem dos materiais. A estratégia foi definida pela PBH em parceria com os catadores avulsos do grupo Maladeza, cooperativa Coopesol Leste e ONG Cataki.

 

O espaço provisório possui capacidade para garantir que a separação dos materiais seja feita com segurança, em ambiente com tenda e banheiro. No local, que inicialmente recebe somente os associados à Coopesol Leste, podem ser selecionados resíduos como papel, metal, plástico, isopor e vidro para a reciclagem.

 

De acordo com o coordenador de atendimento regional da Centro-Sul, Álvaro Eduardo Goulart, o plano foi estrategicamente desenvolvido. “O objetivo é que, após esse projeto piloto, a iniciativa seja ampliada para outros locais e, até mesmo, outras regionais da cidade. A nossa preocupação é que esses trabalhadores atuem com segurança e que o material seja selecionado com mais qualidade”, pontuou.

 

A presidente e fundadora da Coopesol Leste, Vilma da Silva Estevam, detalhou como é o procedimento de reciclagem depois de feita a coleta. “O material vem para esse espaço, eles organizam e depois a cooperativa passa com o caminhão para recolher. Então, o processo começa na rua com os trabalhadores coletando e no final é levado para comercializar. O dinheiro é repassado aos catadores”. Após a seleção dos materiais, os resíduos que não são enviados à cooperativa são recolhidos pela SLU, para garantir a limpeza e manutenção do local.

 

Ainda como parte desse projeto, a Prefeitura irá revitalizar a Praça João Pessoa. Estudos para melhorias a serem realizadas no local já estão em andamento. Cabe ressaltar que, em ações de rotina, a SLU varre o espaço às segundas, quartas e sextas-feiras e lava uma vez por semana. Já o lixo domiciliar na região é coletado diariamente.