Pular para o conteúdo principal

PBH define estratégias prevenir atos de vandalismo no Parque da Serra do Curral
Foto: Divulgação/PBH

PBH define estratégias para prevenir vandalismo no Parque da Serra do Curral

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte definiu nesta quarta-feira (16) estratégias que serão adotadas para impedir as ações de vandalismo como as que ocorreram no Parque da Serra do Curral, no Bairro Mangabeiras. 

Os equipamentos depredados no local serão recuperados e a vigilância do acesso ao parque e o patrulhamento na Praça do Papa serão imediatamente intensificados, com equipes de guardas municipais. 

Os agentes da Guarda Municipal também passarão a circular pelos dois espaços com intervalos menores, permanecendo também de forma fixa, por alguns períodos, em pontos estratégicos, para coibir a ação dos vândalos. 

A solicitação de acesso às câmeras de vigilância das residências do entorno da área, para tentar identificar os envolvidos nos “rolezinhos” e na invasão do mirante do Parque da Serra do Curral, foi outra medida definida. A Guarda Municipal já iniciou as tratativas com a Polícia Civil no que diz respeito à investigação do crime de depredação de patrimônio público, no qual serão enquadrados todos os indivíduos identificados nos atos registrados. 

As medidas foram tomadas em reunião entre representantes das Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção (SMSP), com a Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH),  a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB),  a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) e a Coordenadoria de Atendimento Regional (CARE) Centro-Sul, na tarde desta quarta-feira (16).  

No domingo (13), um grupo invadiu o Mirante do Parque da Serra do Curral durante a madrugada, pichando as paredes dos banheiros e deixando um rastro de sujeira no local, que foi acessado de forma clandestina. No final de semana anterior, também durante a madrugada, motociclistas fizeram manobras arriscadas na Praça do Papa, empinando as motos e disputando pegas, prática criminosa que é conhecida como rolezinho.