Pular para o conteúdo principal

PBH convoca mais 180 agentes aprovados no concurso da Guarda Municipal
Divulgação/PBH

PBH convoca mais 180 aprovados no concurso da Guarda Municipal

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte publicou nesta sexta-feira (24) a lista de 180 aprovados no concurso da Guarda Municipal para iniciar o curso de formação. A publicação faz parte do cronograma de contratação de 500 novos agentes para a Guarda Municipal. A primeira turma de 150 agentes iniciou a formação  em  setembro  2022  e  já está atuando nas ruas.

 

Coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção (SMSP), o curso de formação é a última etapa para a posse dos candidatos aprovados e terá a duração de 90 dias, com 712 horas/ aula. Serão estudadas disciplinas como Ética; Cidadania; Direitos Humanos; Segurança Pública e Defesa Social; Conhecimento do Espaço Urbano de Belo Horizonte; Conceitos de Violência, Crime e Controle Social; e Desordem Pública.

 

E ainda Funções e Atribuições das Guardas Municipais conforme a Lei Federal 13.022/2014; Uso Legal e Progressivo da Força; Preservação Ambiental;  Atuação na Comunidade Escolar e em seu Entorno; Gerenciamento e Ordenamento do Trânsito; Noções de Primeiros Socorros e Defesa Pessoal, entre outros temas.

 

Reforço na segurança

 

A ampliação do efetivo da Guarda Municipal faz parte do esforço da Prefeitura de Belo Horizonte para fortalecer as ações de segurança do município.  A composição de novas turmas de aprovados do concurso público  ocorrerá de forma sucessiva, até que todas as vagas sejam preenchidas.

 

A SMSP destaca que todas as informações oficiais relacionadas ao Concurso 001/19 são publicadas no Diário Oficial do Município (DOM). O acompanhamento por parte dos interessados deve, portanto, ser realizado exclusivamente por meio de consultas ao DOM.