26 Fevereiro 2025 -
Com o objetivo de aprimorar o suporte aos estudantes e suas famílias, a Prefeitura de Belo Horizonte convocou 99 assistentes sociais e 71 psicólogos para reforçar o atendimento nas escolas municipais. Os profissionais vão ajudar a melhorar o apoio e os serviços oferecidos aos alunos.
“É nosso objetivo atender de forma mais eficaz as necessidades emocionais, sociais e educacionais dos nossos alunos, e esses profissionais vão ajudar a garantir que haja um suporte adequado dentro das escolas”, disse o secretário de Educação, Bruno Barral.
Os profissionais convocados serão distribuídos entre as escolas das nove regionais. A medida visa reforçar as ações do Projeto Psicólogos e Assistentes Sociais na Educação (PAS), que trabalha diretamente na promoção do bem-estar e no acompanhamento dos estudantes.
A escolha da unidade de atuação será feita pelos próprios convocados, conforme interesse. Com a ampliação do quadro de profissionais, o projeto poderá expandir sua atuação e garantir um apoio mais abrangente e direcionado às necessidades de cada unidade escolar.
O Projeto PAS, que visa melhorar a convivência escolar e promover a permanência dos alunos, trabalha com ações preventivas de frequência escolar, apoio à construção de planos de convivência escolar e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Além disso, busca articular a rede de proteção intersetorial, fortalecendo os laços entre educação, saúde e assistência social.
Para Douglas de Castro, diretor da Escola Municipal Professor Lourenço de Oliveira, a implementação do PAS tem gerado resultados positivos. “A psicóloga e a assistente social têm organizado rodas de conversa, promovido projetos que melhoram a convivência entre os alunos e feito o acompanhamento dos estudantes que precisam de mais apoio e com a chegada de mais profissionais, o PAS pode se consolidar ainda mais”, afirmou.