Pular para o conteúdo principal

Imagem da obra de OP da Vila Sport Club concluída
Foto: Divulgação PBH

PBH conclui obra de OP da Vila Sport Club e melhora vida de moradores

criado em - atualizado em

Centenas de famílias da Vila Sport Club, situada na região Oeste de Belo Horizonte, serão beneficiadas com a conclusão de mais uma obra de urbanização em vilas e favelas retomada pela Prefeitura em 2018. O empreendimento, realizado pela Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), foi conquistado pela comunidade por meio do Orçamento Participativo (OP 2003/2004) e inclui recuperação de Área de Preservação Permanente (APP), implantação de parque, áreas de convívio e lazer, vias públicas para viabilizar a infraestrutura de saneamento, principalmente interceptores de esgotos, tratamento de fundo do Córrego Itambé, separação entre a área ocupada e a de preservação, além da recuperação do acesso à rua Ilmilita.

Para efetivar as intervenções e garantir a segurança dos moradores, foi necessária a retirada de 53 famílias do local, sobretudo porque a ocupação da vila se deu em uma região de várzea, sendo algumas partes em áreas inundáveis. Desse total, a Urbel aguarda decisão judicial de apenas uma última moradia para finalização de parte de um passeio. O valor total do empreendimento é de aproximadamente R$ 6 milhões, incluindo obras, remoções, desapropriações e trabalho social com as famílias. Os recursos são oriundos do Governo Federal, por meio do Programa Pró-Moradia, e também do Município. Até o momento, foram gastos R$ 3,5 milhões.

De acordo com o engenheiro Lincoln Fontes, lotado na Diretoria de Projetos e Obras da Urbel e responsável pela obra, o empreendimento já está proporcionando melhores condições de vida para a comunidade. “Dentre os muitos benefícios podemos citar a remoção das moradias que antes eram inundadas em épocas chuvosas,  o saneamento básico adequado que não existia antes das intervenções,  a melhoria da mobilidade na vila a partir de novas ruas de acesso e a criação de espaços destinados ao lazer para melhorar o convívio entre os moradores”, disse.

A dona de casa Juliana de Souza, de 40 anos, nascida e criada na comunidade Vila Sport Club relata que, na parte onde vive, algumas casas já foram inundadas devido às chuvas, pois estavam localizadas dentro do leito do córrego. Alguns vizinhos foram retirados dessas áreas e indenizados, e outros ainda aguardam nova moradia.

“Perdi alguns amigos que foram embora, mas estou feliz por eles, por estarem vivendo em um lugar seguro”. E com a obra, o saneamento básico foi melhorado e o córrego foi tratado, mas a principal melhoria foi consertar as ruas e criar uma rotatória para facilitar o acesso. “Agora o escolar pode pegar meu filho na porta de casa, pois antes eu tinha dificuldade de subir com ele na cadeira de rodas até o local. Sem contar que a praça ficou linda e a aparência daqui  mudou completamente. Não dá para acreditar que é o mesmo lugar de antes”, elogiou a moradora.