Pular para o conteúdo principal

PBH comemora certificação dos alunos do curso de Introdução à Robótica
Foto: Divulgação/PBH

PBH comemora certificação dos alunos do curso de Introdução à Robótica

criado em - atualizado em


A Prefeitura de Belo Horizonte certificou mais uma turma do curso gratuito de ‘Introdução à Robótica’. Ao longo das 110 horas do curso, os alunos aprenderam a dominar os conceitos básicos da robótica e aplicações práticas. A iniciativa, fruto do Programa de Inclusão Digital e do trabalho dos professores da Prodabel, dá oportunidade para que cidadãos da capital tenham a chance de montar e programar robôs simples, aprendam sobre sensores, programação, motores e circuitos eletrônicos. 

Além de foco tecnológico, as aulas seguem metodologia que incentiva o trabalho em equipe e faz com que os alunos desenvolvam habilidades de comunicação, colaboração e resolução de problemas. Foi o que apontou o aluno Ícaro Chadid, ao ressaltar a dinâmica de aprendizagem do curso. “Na tecnologia fazemos errado para, só depois, descobrir como fazer dar certo. O erro traz mais consciência e mostra como podemos ir além”, disse. 

O aluno Caio Luiz estuda programação em outra instituição e foi surpreendido com o curso da Prodabel. “Aprender uma nova linguagem superou as minhas expectativas. Achei o curso didático e muito completo. Ele é excelente para quem não tem nenhuma noção de programação ou robótica e também, ao mesmo tempo, muito eficaz para quem já traz alguma noção de linguagem computacional, pois agrega muitos conhecimentos”, destacou. 

Segundo Sildéia Ezequiel, mãe da aluna Luciana, a formação transformou não somente a vida da filha, mas também a dela. “Por meio desse curso, conheci um lado da minha filha que não conhecia. Até então era uma menina calada, mas depois que as aulas começaram ela se transformou”, comemorou ao agradecer aos colegas de sala e a professora Alessandra Gomes, responsável pela turma. 

A Diretora de Inclusão Digital da Prodabel, Milla Fernandes, falou sobre a dedicação e o entusiasmo dos alunos durante as aulas. “Foi encantador testemunhar o interesse e a procura pelo conhecimento que vi em cada um. Esses alunos estão buscando oportunidades para se desenvolver a partir da tecnologia e todo conhecimento adquirido ao longo do curso são vantagens para desenvolvimento profissional e pessoal dessas pessoas”, afirmou Milla.  

O presidente da Prodabel, Jean Mattos Duarte, falou sobre como a união da arte com a tecnologia pode ser um fator facilitador no processo de aprendizagem. “Muitos projetos apresentados pelos estudantes usaram cores, música e até as artes plásticas como inspiração e mostraram que a tecnologia vai além de números, luzes e energia.  É o desenvolvimento de habilidades que serão usadas por toda a vida”, afirmou Mattos. 

A previsão é que a próxima turma de ‘Introdução à Robótica’ comece no segundo semestre de 2023, com vagas limitadas. Os interessados devem acessar a página de cursos da Prodabel.