Pular para o conteúdo principal

Informações da Prefeitura de Belo Horizonte sobre a Covid-19
Foto: Arte PBH

PBH começará, no dia 3, a próxima etapa da vacinação de idosos contra Covid-19

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte recebeu novas doses de vacinas contra a Covid-19 nessa segunda-feira, dia 1º: foram destinadas à capital 51,3 mil doses, sendo 33,5 mil doses da Oxford/Astrazeneca e 17,8 mil da Coronavac. Conforme orientações do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, nesta nova remessa os idosos de 80 a 85 anos residentes em Belo Horizonte serão vacinados.

Além disso, neste sábado, dia 6, o município abrirá postos de vacinação exclusivos para aplicar a segunda dose nos idosos da capital entre 86 e 88 anos, independentemente do dia e local que conste no cartão de vacina para a segunda dose. Para a vacinação exclusiva deste público, a prefeitura vai disponibilizar 72 postos de vacinação, sendo três deles em formato drive-thru.

 

Saiba como será a imunização dos idosos entre 80 e 85 anos

A imunização começa nesta quarta-feira, dia 3, das 7h30 às 15h30, em todos os 152 centros de saúde da cidade e postos extras. A vacinação seguirá o cronograma por idade até a sexta-feira, dia 12, excetuando-se o fim de semana. O idoso precisa levar documento de identidade, CPF, comprovante de residência e o cartão de vacinação, que deverá constar a aplicação da primeira dose. . Todos devem estar de máscara e respeitar o distanciamento nas unidades. O ideal é que o idoso leve, no máximo, um acompanhante para evitar aglomerações. A Prefeitura espera vacinar, pelo menos 42 mil pessoas na faixa etária de 80 a 85 anos.
 

Cronograma de vacinação

  • 85 anos, quarta-feira, dia 3, até sexta-feira, dia 12, exceto sábado e domingo.
  • 84 anos, quinta-feira, dia 4, até sexta-feira, dia 12, exceto sábado e domingo.
  • 83 anos, segunda-feira, dia 8, até sexta-feira, dia 12.
  • 82 anos, terça-feira, dia 9, até sexta-feira, dia 12.
  • 81 anos, quarta-feira, dia 10, até sexta-feira, dia 12.
  • 80 anos, quinta-feira, dia 11, até sexta-feira, dia 12.

Pessoas com mobilidade reduzida ou acamados com idade entre 80 e 85 anos devem fazer o cadastro no portal da Prefeitura para receberem a vacina em casa.


 

Idosos de 86 a 88 anos: aplicação da 2ª dose

A Prefeitura de Belo Horizonte vai abrir postos exclusivos para aplicar a 2ª dose da vacina contra a Covid-19 em idosos de 86 a 88 anos, residentes em Belo Horizonte, neste sábado, dia 6,  independentemente da data marcada no cartão de vacinação para aplicação dessa dose. Serão 72 postos de vacinação entre Centros de Saúde, em todas as regionais da cidade, postos extras e pontos de drive-thru. A lista dos postos de vacinação e drive-thru está disponível no portal da Prefeitura.

O horário de vacinação será das 8h às 15h. A segunda dose está garantida para todos os idosos de 86 e 88 anos que receberam a primeira dose na capital. As pessoas do público-alvo podem comparecer ao longo de todo o dia aos postos de vacinação portando documento de identidade e comprovante de residência. Ao longo da próxima semana, a Prefeitura manterá pelo menos um posto em cada regional para fazer a imunização das pessoas deste público, que por algum motivo não puderem tomar a segunda dose no sábado, dia 6.

Todos devem estar de máscara e respeitar o distanciamento nas unidades. O ideal é que o idoso leve, no máximo, um acompanhante. A expectativa é que até 12 mil idosos residentes da capital, entre 86 e 88 anos, recebam a segunda dose. A vacinação deste sábado é exclusiva para este público. Pessoas com 89 anos ou mais, por terem recebido a vacina da Astrazeneca, devem aguardar o período indicado pelo fabricante (3 meses) para receber a segunda dose em casa, assim como foi feito na primeira fase da imunização.