Pular para o conteúdo principal

Dois estagiários sentados, assistindo a palestra, um deles faz uma pergunta com microfone.
Foto: Divulgação PBH

PBH celebra Dia do Estagiário com palestra sobre inserção no mercado de trabalho

27/08/2019 | 19:18 | atualizado em 03/09/2019 | 15:51

Em comemoração do “Dia do Estagiário”, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, promoveu na última sexta-feira, dia 23, a palestra “Como Chamar Atenção dos Recrutadores”. O encontro teve como proposta apresentar a estudantes dos níveis Médio e Superior que atuam como estagiários na administração municipal o cenário mercadológico e suas demandas por profissionais, bem como dicas práticas sobre como montar um currículo, atrair recrutadores e como se posicionar durante uma entrevista.

 

Para falar sobre o assunto, foram convidados os headhunters (recrutadores especializados na procura de profissionais ou executivos talentosos) Thiago  Zuppo  e Laura Chocholous, que trabalham em uma empresa líder mundial no segmento.Para Thiago, um dos primeiros passos para atrair um recrutador é elaborar um bom currículo, utilizando-se da premissa de que menos é sempre mais.

 

“No máximo duas páginas, fonte Arial 12, com visual organizado e de fácil leitura, sem dados pessoais muito específicos. Em seguida, inclua graduação e cursos realizados e experiência profissional, sempre começando pelas mais recentes. Também é importante uma revisão ortográfica, para que se evite enviar o currículo com algum erro de português - fator que pode eliminar um candidato do processo, independente da qualidade do profissional. Outra dica valiosa é ser sincero e nunca mentir”, pontuou o headhunter.

 

Ele também destacou a relevância em escolher um endereço de e-mail com perfil profissional, sem adjetivações, bem como elencar apenas os cursos relevantes para o cargo pretendido.

 

Ao ser chamado para uma entrevista, o recrutador ensina que é importante uma pesquisa sobre a empresa contratante, verificando o ramo de atuação, há quanto tempo atua no mercado, bem como um planejamento sobre o tempo de deslocamento e as rotas para se chegar ao local do processo de seleção.

 

Ter um perfil no Linkedin, a maior rede social de networking, é um outro diferencial e apresenta-se como uma oportunidade para demonstrar o lado proativo de quem está a procura de uma vaga. “Por meio dele, as pessoas têm a chance de interagir com profissionais de sua área e de adicionar funcionários-chave de empresas na qual desejam atuar, mandando mensagens e se apresentando. Isso demonstra atitude”, contou a headhunter.

 

O estudante do 8º período do curso de Arquitetura, Pedro Augusto de Almeida Vital, que faz estágio na Secretaria Municipal de Políticas Urbanas, achou o evento muito importante, já que, em breve, ingressará no mercado de trabalho. “Foi importante principalmente por nos mostrar que não é um bicho de sete cabeças e que podemos competir no mercado se soubermos como elencar nossas habilidades, desenvolver um bom currículo e até se destacar pela forma que nós deixamos transparecer, desde uma ligação até o processo da entrevista”, considerou. 

 

Para ele, o mais interessante foi a orientação sobre a formatação de um currículo, seja ele criativo ou mais formal. “Os dados nele contidos e até o uso das redes sociais são de crucial importância para chamar a atenção de um contratante”, assinalou.


Últimas Notícias

Rapaz conversa com mulher, ambos sentados, com um computador ao meio, em imagem desfocada. À frente, com foco, carteira de trabaho. Sine Belo Horizonte oferece 58 vagas para segunda-feira, dia 16/9

São 48 vagas para pessoas com experiência, 3 exclusivas para pessoas com deficiência com experiência e 7 para pessoas sem experiência.

13/09/2019 | 19:39
Cinco pessoas sentadas, próximas a aparelhos de  ginástica, à direita, uma quadra poliesportiva com grade, à esquerda, grama e flores à frente e árvores atrás, durante o dia. Confira os principais eventos gratuitos que acontecem em BH neste fim de semana

Nos dias 14 e 15/9, vários eventos gratuitos, incluindo brincadeiras, jogos e artes marciais, acontecem na cidade. 

12/09/2019 | 20:02