Pular para o conteúdo principal

PBH auxilia pessoas com deficiência na busca por vaga de emprego
Adão de Souza/ PBH

PBH auxilia pessoas com deficiência na busca por vaga de emprego

criado em - atualizado em

O Projeto de Mercado de Trabalho Inclusivo (Prometi), da Prefeitura de Belo Horizonte, atendeu mais de 380 pessoas, de janeiro a maio deste ano. A iniciativa visa promover a inclusão produtiva das pessoas com deficiência, com orientações e encaminhamentos para oportunidades no mercado. Atualmente, há mais de 100 vagas disponíveis a esse público, para profissionais com ou sem experiência, ensino superior, médio ou fundamental completo. Os interessados podem procurar o Prometi, no BH Resolve (Avenida Santos Dumont, 363, Centro).

Entre as oportunidades, há vagas para advogado, técnico de enfermagem, auxiliar administrativo, auxiliar de farmácia, entre outras.  Para se candidatar é necessária a apresentação dos documentos pessoais (RG e CPF) e da carteira de trabalho (física ou digital).

“O Prometi é um aliado tanto do trabalhador que busca uma recolocação ou a primeira experiência profissional, quanto para empresa que pode disponibilizar as vagas no projeto e ganhar mais agilidade no processo de contratação. Estamos nos empenhando para aumentar as oportunidades e promover a inclusão produtiva”, destaca a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Chyara Sales.

No primeiro atendimento é realizada a escuta ativa para identificar o perfil do candidato, necessário para o encaminhamento para a vaga. “O projeto abriu portas para o meu desenvolvimento profissional e foi um apoio muito importante em minha vida. Se não fosse o programa dificilmente conseguiria a primeira oportunidade no mercado de trabalho”, comemora o auxiliar de projetos, Flávio Herlanin, de 29 anos.

A equipe do projeto também auxilia na construção do currículo e com dicas para entrevistas de emprego. Em 2023, quase mil pessoas foram atendidas pelo projeto. " Já firmamos parcerias de sucesso com associações e empresas como a Rede Cidadã, o Ministério do Trabalho, Divina Providência e APABB, visando o fomento da política pública de inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, que é o objetivo principal do projeto", ressalta a gestora do Prometi, Maria Luiza de Almeida.