Pular para o conteúdo principal

PBH ativa Posto de Comando no COP para monitorar a Virada Cultural 2022
Foto: Divulgação

PBH ativa Posto de Comando no COP para monitorar a Virada Cultural 2022

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte ativará o Posto de Comando neste fim de semana, durante a Virada Cultural 2022, com representantes de diversas instituições municipais e também estaduais, no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH). O objetivo é monitorar e fazer a gestão conjunta do evento e de seu impacto no funcionamento da capital. A 7ª Edição da Virada Cultural de Belo Horizonte será realizada das 19h de sábado (3), às 19h do domingo (4), com mais de 300 atrações, que acontecerão no Parque Municipal, Praça da Estação, Viaduto de Santa Tereza, Avenida dos Andradas, Praça Sete e ruas Guaicurus e Aarão Reis.  

O Posto de Comando no COP-BH será ativado no sábado às 19h, e encerrará as atividades às 23h do domingo, com a participação de representantes da Guarda Municipal, Fundação Municipal de Cultura, BHTrans, SLU, Subsecretaria de Fiscalização, SAMU, Defesa Civil de BH, DER, e ainda da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. A interlocução entre os diferentes órgãos permitirá o acompanhamento e monitoramento das atividades planejadas pelas equipes de cada área. 

Em caso de urgência ou situação de crise, os gestores presentes definirão ações que garantam a segurança e o retorno à normalidade da cidade, sobretudo nos aspectos da segurança pública, da fluidez do trânsito e no respeito ao Código de Posturas do Município. Com capacidade de visualizar as imagens de mais de 3 mil câmeras espalhadas por toda a capital, o COP-BH possibilitará que a atenção das equipes de gestores permaneça voltada tanto para as áreas dos eventos, quanto para o entorno delas, obtendo informações em tempo real, durante as 24 horas de duração da Virada Cultural, bem como para as horas posteriores ao encerramento do evento. 

Guarda Municipal 

Os agentes da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH) atuarão nas ruas divididos em equipes que utilizarão viaturas de quatro rodas, motos e bicicletas no patrulhamento dos locais de shows e no entorno deles, agindo em parceria com a Polícia Militar para garantir a segurança pública durante todo o evento. 

Os guardas municipais irão circular também a pé entre as pessoas, fazendo um policiamento preventivo de proximidade com os cidadãos. A atenção estará voltada também para as plataformas de embarque e desembarque do Move e para as vias de acesso aos diferentes espaços artísticos, para formar uma espécie de cinturão de segurança que possibilite que o público transite de um local para o outro com proteção.