Pular para o conteúdo principal

PBH atendeu mais de 2 mil pessoas nos centros de saúde abertos aos sábados
Divulgação/PBH

PBH atendeu mais de 2 mil pessoas nos centros de saúde abertos aos sábados

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte atendeu 2.275 pessoas nos centros de saúde abertos aos sábados, desde a implantação da estratégia de ampliação de serviços de saúde aos finais de semana para garantir mais assistência às pessoas com sintomas respiratórios, de dengue, chikungunya e zika.

 

A abertura dos centros de saúde aos finais de semana teve início no dia 18 de março. Do total acumulado de 2.275 pessoas assistidas em sete sábados, foram 1.698 adultos e 577 crianças.

 

No último sábado (29), 418 pessoas foram atendidas pelas seis unidades abertas no sábado, sendo 345 adultos e 73 crianças.

 

Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, dos adultos atendidos, 37,46% apresentaram sintomas de dengue, 32,57% doenças respiratórias, 4,83% pessoas com sintomas de chikungunya e 25,15% outras causas, como doenças crônicas – diabetes e hipertensão, por exemplo.

 

Já entre as crianças atendidas desde o dia 18 de março, 59,45% dos casos envolveram questões respiratórias, 12,82% suspeitas de dengue, 26,86% apresentaram outras queixas e 0,87% tinham sintomas de chikungunya.

 

As ações integram o Plano de Contingência da Secretaria Municipal de Saúde, que contempla ações que têm como objetivo ofertar assistência oportuna, segura e de qualidade, de forma a evitar a ocorrência de maior gravidade.

 

Teleconsultas

 

No último final de semana, a PBH também manteve a oferta do serviço de teleconsultas para pessoas com sintomas respiratórios, de dengue, chikungunya e zika. No sábado (29) e no domingo (30) foram realizados 45 atendimentos. A Prefeitura ofertou o total de 107 vagas.

 

O serviço está disponível de sábado a quinta-feira. As teleconsultas podem ser agendadas para o período de 7h30 às 18h30. O agendamento deve ser feito na página de teleconsultas, a partir de 7h do dia em que o usuário quer ser atendido.

 

O serviço é uma oferta complementar à rede de saúde do município dentro do plano de enfrentamento da PBH às doenças respiratórias e arboviroses.

 

Todos os moradores de Belo Horizonte cadastrados em Centros de Saúde na capital terão acesso à modalidade assistencial por meio de uma plataforma compartilhada com a Unimed-BH, com atendimento de médicos da Rede SUS-BH.