Pular para o conteúdo principal

PBH assina Ordem de Serviço do Programa de Desenvolvimento Estratégico do Jatobá
Rodrigo Clemente/PBH

PBH assina Ordem de Serviço do Programa de Desenvolvimento Estratégico do Jatobá

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte e o consórcio vencedor da licitação assinaram a ordem de serviço do Programa de Desenvolvimento Estratégico da Região do Jatobá. Essa etapa é o marco para que seja dado início aos trabalhos na região. 

O Programa de Desenvolvimento Estratégico da Região do Jatobá tem como objetivo a construção de diretrizes e propostas para a localidade, localizada na Regional Barreiro. Por meio de instrumentos jurídico-legais e urbanísticos, aliados à participação da população, o Programa irá contribuir para a construção de propostas que buscam resolver conflitos urbanos existentes no território e de forma a orientar as futuras ações do poder público.

Segundo o subsecretário de Planejamento Urbano, Pedro Maciel, “o Programa é um projeto piloto de gestão urbana que constrói uma rede de troca e colaboração entre o poder público e a comunidade, reconhecendo o processo democrático na construção da cidade onde os cidadãos possam participar da elaboração e tomada de decisão sobre o espaço que habitam. O projeto é desafiador, mas cria um elo importante entre educação urbana, processos participativos, sustentabilidade e produção de uma cidade acessível e sensível a todos.”

O Programa compreende a elaboração de três planos: o Macroplano da Região do Jatobá, o Plano Urbanístico Integrado e o Plano de Estruturação Urbano-Ambiental, além do Estudo de Áreas Complementares. 

Atuando em frentes diversas, com uma visão integrada entre questões ambientais, sociais, econômicas e urbanas, o Programa representa um importante projeto para Belo Horizonte, que busca contribuir para a construção de um modelo de gestão territorial integrado e sustentável, podendo ser replicado em outras experiências de planejamento municipal.