Pular para o conteúdo principal

PBH apresenta Estamos Juntos para representantes da Prefeitura de Curitiba
Divulgação/PBH

PBH apresenta Estamos Juntos para representantes da Prefeitura de Curitiba

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte apresentou o programa Estamos Juntos a representantes da Prefeitura de Curitiba (PR). A intenção dos paranaenses é de implementar um projeto nos mesmos moldes que foque a inclusão social e produtiva da população em situação de rua. No mês passado, a ideia foi apresentada à Prefeitura de Recife. Nova Lima também já buscou informações sobre o programa belo-horizontino. 

Estiveram presentes ao encontro: o subsecretário de Trabalho e Emprego da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Relações Internacionais (SMDE), Luiz Otávio Fonseca; a gestora do Programa Estamos Juntos, Giane Alves, representantes da SMDE; a secretária municipal de Desenvolvimento Humano de Curitiba (PR), Amália Tortato; o superintendente da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação da capital paranaense, Bernardo Santoro; Fernando Alves, diretor executivo da OSC Rede Cidadã; Daniela Santana, gerente geral, e representantes da Rede Cidadã Belo Horizonte; e a superintendente executiva da ONG Gerar, Heloísa Arns. 

Luiz Fonseca lembrou o histórico da implantação do programa na capital e a evolução ao longo dos anos. “Tivemos ganhos com a parceria e somamos recursos e forças quando temos a participação da sociedade e do empresariado. Entendo que o programa encontra seu propósito quando o objetivo não é só tirar o cidadão da rua. É ter o respeito e ir além do trabalho de assistência social. Por isso entra o desenvolvimento econômico para a inclusão produtiva dos participantes do Estamos Juntos, primeiramente nas frentes de trabalho da Prefeitura, e depois atuar a conscientização dos empresários para que eles tenham oportunidades de empregos”, afirmou. 

Satisfeita com o resultado da reunião, a secretária municipal da capital paranaense tem a expectativa de implantação em breve de um programa similar. 

“O prefeito Eduardo Pimentel está bem sensível ao tema e queremos nos inspirar no projeto de Belo Horizonte para levar algo parecido para Curitiba. Gostamos do Estamos Juntos pois não tem um olhar unicamente assistencialista. E o lema da secretaria municipal de Desenvolvimento Humano é ‘cuidar e emancipar’. O que casa bem com a proposta do projeto de BH e o que queremos implantar”, destacou Amália Tortato. 

Oportunidade de Trabalho 

O Estamos Juntos tem o objetivo de fomentar e garantir a inclusão produtiva da população em situação de rua ou com trajetória de vida nas ruas, através da reabilitação, participação em frentes de trabalho da Prefeitura (como jardinagem, limpeza de praças e ruas, entre outros) e encaminhamento ao mercado de trabalho. A iniciativa da PBH virou referência nacional no atendimento da população em situação de rua e despertou o interesse de outros municípios. 

O Programa Estamos Juntos funciona da seguinte forma: após a triagem nos abrigos, os participantes passam por uma formação sócio emocional e recebem uma bolsa-auxílio mensal de R$ 540 por até 180 dias, enquanto participam do programa. Neste período, eles participam de oficinas de qualificação profissional, são inseridos em um banco de talentos e têm um período de estágio em equipamentos da Prefeitura, para posteriormente serem contratados pelas empresas parceiras.

Depois da contratação, as pessoas seguem acompanhadas pela equipe de assistência social por um período de 4 meses e são inseridas em programas de moradia para deixarem definitivamente os abrigos, abrindo espaço para novos usuários. 

Para que empresas virem parceiras do programa e ofereçam vagas de emprego ou de qualificação profissional, a Prefeitura concede o selo de responsabilidade social que dá a possibilidade de acessar condições especiais de negociação de dívidas com o município.

Coordenação

O Programa Estamos Juntos é coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Relações Internacionais, por meio da Subsecretaria de Trabalho e Emprego, que realiza a intermediação com o mercado de trabalho. 

À Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, por meio da Subsecretaria de Assistência Social, cabe o apoio na gestão e execução do programa, identificação do público beneficiário e acompanhamento socioassistencial. A maior parte dos inseridos no programa está em abrigos municipais e programas habitacionais, ou seja, em processo de saída das ruas. 

Números do Estamos Juntos

78 turmas formadas
1.072 pessoas certificadas
159 participantes nas frentes de trabalho da PBH
110 trabalham atualmente no mercado formal de trabalho