Pular para o conteúdo principal

PBH apresenta atividades culturais da Agenda RIC 2024 em Dezembro
Foto: Ricardo Laf/PBH

PBH apresenta atividades culturais da Agenda RIC 2024 em Dezembro

criado em - atualizado em

A Agenda RIC 2024 - Dezembro traz uma série de eventos e atividades que contam com sessões de cinema, shows, oficinas, exposições e peças teatrais em diversos espaços culturais da cidade.  Realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, a iniciativa divulga, mensalmente, uma programação gratuita que contempla ações relacionadas à valorização das culturas negras na cidade, disponibilizada, na íntegra, no Portal da PBH.

O destaque do último mês de 2024 é o “Horizontes do Samba” que celebra o Dia Nacional do Samba. Realizado, em parceria com o Circuito Municipal de Cultura, o evento acontece neste sábado (7), no Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira - Cresan Mercado da Lagoinha. A atividade inicia às 11h, com a Sessão Extraordinária da Reunião do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte (CDPCM - BH), que terá como pauta o reconhecimento do samba como patrimônio cultural da Cidade; a partir das 14h30, a comemoração segue com diversas apresentações artísticas, incluindo uma Roda de Samba com mestras e mestres de Belo Horizonte, a presença das Escolas de Samba Unidos dos Guaranys e Cidade Jardim; dos  blocos  “O Leão da Lagoinha”, “Estivadores do Hawaí”, e o “Bloco Afro Fala Tambor”, que se apresentará junto ao grupo Samba da Meia Noite. O evento traz também a cantora Aline Calixto, com uma edição especial do Samba da Calixto, convidando Fran Januário e as mulheres do Bloco Orisamba!

Outro destaque da edição de dezembro da Agenda RIC 2024 é a “V Mostra Periferia Cinema do Mundo”, que o Cine Santa Tereza promove entre os dias 11 e 15, às 16h30 e às 19h. A Mostra chega à quinta edição colocando em foco a recente produção audiovisual realizada nas periferias de Belo Horizonte e da Região Metropolitana, trazendo também filmes de Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro. A programação, que reúne longas e curtas metragens de 2023 e 2024, inicia com a obra “O Dia que te Conheci”, do mineiro André Novais, produzido pela Filmes de Plástico, que retrata o encontro dos personagens Zeca (Renato Novaes) e Luísa (Grace Passô) em um dia de trabalho na região metropolitana de BH. Consulte a programação e retire o ingresso on-line.

Também na programação, as ações continuadas do Festival de Arte Negra - FAN BH realizadas pela Fundação Municipal de Cultura, em parceria como Instituto Lumiar, e com apoio do Ministério Público de Minas Gerais, vão até o dia 27 de dezembro, e contam com atividades como  as exposições “Adinkras”, no Centro Cultural Usina da Cultura, e “Telas Live Painting”, no Centro Cultural Padre Eustáquio. E nos Centros Culturais das nove regionais da cidade, o público poderá participar da oficina Afroempreendedorismo, com Ana Teles, conselheira de Administração, consultora empresarial e professora universitária. A atividade tem por objetivo conectar sonhos individuais ao impacto coletivo, oferecendo ferramentas para empreendedores e empreendedoras negros.

Entre as muitas outras atividades previstas para os equipamentos culturais  da cidade, a Agenda RIC 2024 deste mês traz também o baile “O Som das Quadras”, que reúne os “amigos das antigas” para promover as danças da cultura dos bailes dos anos 90 e 2000, e que acontece no domingo (15), das 15h às 21h, no Centro Cultural São Geraldo. O evento visa promover alegria e bem-estar, convidando o público a dançar os passinhos que movimentam as pistas e unem gerações, até os dias atuais.

 

Adriana Araújo entre as 100+10 Personalidades Negras

O Conteúdo 100+10 Personalidades Negras homenageia, no mês do Samba, a cantora belo-horizontina Adriana Araújo, uma das vozes mais impactantes do samba mineiro.

A sambista, nascida e criada na Pedreira Prado Lopes - PPL, região da Lagoinha, berço do samba na capital, iniciou a carreira em 2001, por meio do teatro e da dança afro-brasileira, em oficinas oferecidas pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

Adriana, que já dividiu o palco com grandes nomes do samba, como Leci Brandão, Fabiana Cozza, Arlindinho e Jorge Aragão, fez apresentação no último dia 20 de novembro, durante as celebrações do Dia da Consciência Negra de 2024, ao lado da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, no Grande Teatro do Palácio das Artes.

Para conhecer mais sobre Adriana Araújo, acesse a página do Programa Rede de Identidades Culturais - RIC, no Portal PBH e leia também outras personalidades homenageadas no Conteúdo 100+10 Personalidades Negras.

O Programa RIC

O Programa Rede de Identidades Culturais - RIC é uma política contínua, que tem por objetivo ampliar a atuação da Cultura no âmbito das políticas permanentes e estratégicas de enfrentamento a discriminação racial e de fortalecimento das Culturas de Matrizes Africanas em Belo Horizonte. Reflexo de uma demanda histórica, a iniciativa é institucionalizada pelas normativas que amparam a luta contra o racismo e a promoção da igualdade racial, e traz ações como a Agenda RIC 2024– Dezembro e o Conteúdo 100+10 Personalidades Negras.

Serviço

Agenda RIC – Dezembro de 2024 e Conteúdo 100+10 Personalidades Negras
Programa Rede de Identidades Culturais – RIC

Todas as atrações têm entrada gratuita ou com ingressos a preços populares.

Programação completa: Portal da PBH