30 June 2021 -
A Prefeitura de Belo Horizonte apresentou hoje, dia 30, o modelo de serviços digitais, atendimento ao cidadão e processos de transformação e simplificação de serviços à Superintendência Central de Transformação da Gestão Pública da Secretaria de Administração do Estado de Goiás.
Responsável pela área de Modernização da Gestão da capital mineira, o secretário municipal adjunto de Planejamento Orçamento e Gestão, Jean Mattos, foi quem participou do encontro on-line, destacando a importância da troca de experiências e do aprendizado mútuo entre os governos. Ele também pontuou os esforços de Belo Horizonte para simplificação e digitalização dos serviços e das ações para a melhoria do relacionamento com o cidadão.
“Os representantes de Goiás responsáveis pela condução das políticas de modernização no Estado, se interessaram pelos avanços alcançados por Belo Horizonte nessa área. A avaliação dos serviços pelos usuários foi uma das metodologias de maior interesse.
“Um aspecto de muita importância em relação aos serviços prestados pela Prefeitura na nova plataforma BH Digital é que o cidadão pode avaliar, numa escala de 1 a 10, se a execução da demanda foi prestada de maneira satisfatória ou não”, disse Jean. O BH Digital vem agregando serviços desde 2020, por meio de um login único, vinculado ao gov.br.
O secretário adjunto explicou que as iniciativas de transformação digital dialogam principalmente com as ações de aprimoramento da relação entre o cidadão e a Prefeitura de Belo Horizonte, como a modernização e automação dos processos internos da administração municipal.
Atualmente, 560 tipos de serviços estão disponíveis no portal da PBH e 73 no PBH APP. Somente na pandemia, 220 serviços on-line entraram em operação. Para subsidiar a população mais vulnerável neste processo de digitalização, o Município vem intensificando a oferta de cursos gratuitos de informática e ampliando os pontos de internet gratuito.
Para viabilizar a inclusão digital, desde 2017, 7 mil pessoas foram qualificadas em cursos de informática pela Prefeitura e foram disponibilizados 1.032 pontos de internet para o cidadão, sendo que 200 estão em vilas e favelas.