Pular para o conteúdo principal

PBH apresenta ações realizadas no período de desabastecimento de combustível

29/05/2018 | 19:36 | atualizado em 26/07/2018 | 11:44

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio do Grupo de Gerenciamento de Crise, apresentou, nesta terça-feira, dia 29, balanço de ações preventivas e perspectivas para os próximos dias. O grupo, criado pelo decreto 16.917 do dia 28 de maio de 2018, é coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção e trabalha dentro do conceito de gerenciamento situacional.
 

A situação atual de risco de desabastecimento de combustível conta com a gestão da Defesa Civil de Belo Horizonte que traçou estratégias para garantir funcionamento da cidade, tendo como prioridade a preservação dos serviços essenciais, como a garantia da assistência em saúde para a população e o abastecimento de alimentos.


Ações mitigadoras

O abastecimento de gêneros alimentícios e os suprimentos para hospitais foi priorizado. Também foram assegurados o funcionamento de ambulâncias, viaturas da Guarda Municipal, da Defesa Civil, da BHTrans e da Limpeza Urbana, identificando os fornecedores de combustíveis e preservando, mediante negociação e escolta, o abastecimento dos veículos.


Outra estratégia bem sucedida foi a organização de escalas mínimas de funcionamento das estruturas municipais a partir localização de funcionários que moram próximos ao local de trabalho e instituindo um esquema de mobilidade para profissionais essenciais que moram longe do trabalho. Alguns órgãos municipais organizaram o home office para as funções que não demandam a presença imprescindível dos servidores.

 

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde garantiu a oferta de procedimentos essenciais e de medicamentos. “Durante o período conseguimos assegurar a abertura dos 152 centros de saúde, o funcionamento na totalidade das unidades de urgência, o transporte de pessoas que realizam hemodiálise, a manutenção do transporte de pacientes entre UPAs e hospitais, entre outras ações que consideramos como fundamentais para a cidade”, explicou a subsecretária municipal de Saúde, Taciana Malheiros.
 

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde cumpre o ponto facultativo com funcionamento de todos os 152 centros de saúde com escala de 50% da equipe, no horário das 7h às 17h, exceto na quinta-feira, feriado.
 

As Unidades de Urgência: as UPAs, o SAMU, o Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB), a Central de Internações, os Centros de Referência em Saúde Mental e o Serviço de Urgência Psiquiátrica (SUP) permanecem com funcionamento normal. As ambulâncias do SAMU estão abastecidas e funcionam em plena capacidade. Não há redução da frota e nem da prestação de serviço.
 

O transporte sanitário de apoio às UPAs e deslocamento de pacientes em hemodiálise permanecem em operação normalmente. Os serviços de transporte de pacientes para as consultas eletivas, para os Distritos Sanitários e para os Centros de Saúde estão suspensos. Casos específicos são avaliados pontualmente.
 

Nos centros de saúde são priorizados os atendimentos aos casos agudos, os exames de urgência, o atendimento da farmácia e as vacinas.
 

Todos os gerentes e diretores foram convocados a trabalharem de forma normal.
 

Na quinta-feira, feriado de Corpus Christi, somente os serviços de urgência vão funcionar. Na sexta-feira, os serviços de urgência funcionam normalmente e os outros serviços do SUS vão atender com escala de plantão, exceto os Centros de Esterilização de Cães e Gatos que não funcionará.
 

A Secretaria Municipal de Saúde montou um Plano de Contingência que prevê a priorização do atendimento para os casos muito urgentes e as emergências com risco de vida. Todos os casos classificados como urgentes são atendidos.
 

As cirurgias eletivas na rede SUS-BH são realizadas conforme marcação dos hospitais, levando em consideração insumos e equipe.
 

O Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HMOB) realizou normalmente nesta segunda-feira, 28/05, as cirurgias agendadas. As cirurgias que seriam realizadas nesta terça-feira, 29/05, foram reagendadas para outras datas.
 

O Núcleo de Cirurgia Ambulatorial do HMOB (Rua Joaquim Felício, 111 Sagrada Família) não foi afetado, não havendo, portanto, cancelamento das cirurgias eletivas. O Núcleo realizou 14 cirurgias nesta segunda-feira e permanece com 15 cirurgias agendadas para esta terça-feira e 22, para quarta-feira.
 

Já o Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro suspendeu as cirurgias eletivas e a decisão para os próximos dias está em avaliação constante, considerando o estoque de insumos.
 

Os atendimentos de urgência e emergência hospitalares não foram afetados.

 

Balanço das ações realizadas pela SMSA no fim de semana

A Secretaria Municipal de Saúde contou, nestes últimos dias, com o envolvimento e dedicação de toda equipe da Saúde, diretores das Regionais, gerentes locais e funcionários, para que o atendimento à população não fosse prejudicado. Devido ao grande esforço destes trabalhadores, a Rede permanece oferecendo toda a assistência necessária.

 

Dia 25/05/2018 - sexta feira 

  • Atendimento em todos os 152 centros de saúde com escala de 50%;

  • A Rede especializada manteve as agendas, porém com falta (absenteísmo) de 45% dos usuários;

  • Rede de Urgência (UPAs, CERSAM, CINT, HMOB, SAMU) com funcionamento normal;

  • Preservado transporte dos usuários para hemodiálise e entre UPAs e hospitais;

  • Os serviços de transporte sanitário para os Distritos Sanitários, Centros de Saúde e consultas eletivas estão suspensos. Casos específicos são avaliados pontualmente;

  • CRIE e Serviço de Atenção à Saúde do Viajante com atendimento normal. 

 

Dia 26/05/2018 - sábado 

  • Rede de Urgência com atendimento normal;

  • Centros de saúde fechados, como de rotina; 

  • Interface com Polícia Militar para garantir óleo para caldeira do Hospital Risoleta Tolentino Neves. O abastecimento foi realizado com sucesso;

  • CRIE funcionando até às 16 horas;

  • Divulgação para hospitais e demais serviços de urgência sobre a disponibilidade das linhas de ônibus.

 

Dia 27/05/2018 - domingo  

 Apoio da Defesa Civil com liberação de van para transporte de trabalhadores; 

  • Escala de carros da SMSA e Regionais para transporte dos trabalhadores;

  • Rede de solidariedade com organização de caronas entre os trabalhadores e gerentes das unidades de saúde; 

  • Apoio da BHTRANS mantendo 5 linhas de ônibus com 4 viagens pela manhã e à tarde para garantir o transporte dos trabalhadores nos horários de troca de plantão;

  • Monitoramento da situação em todas as unidades pela equipe da SMSA; 

  • A demanda pela população por atendimento nas UPAs teve redução de 30%;

  • SAMU: A procura pelo serviço teve uma redução aproximada de 30%. O Serviço recebeu 1.300 ligações e realizou o empenho de 230 ambulâncias (sábado e domingo). É importante esclarecer que o atendimento do SAMU segue protocolo do Ministério da Saúde e começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. As chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações de socorro às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário.


 

Restaurantes populares

Assim como na terça-feira, dia 29, os restaurantes populares funcionam nesta quarta-feira, dia 30, com adaptações no cardápio, devido à deficiência no abastecimento de alguns gêneros alimentícios. No feriado, quinta-feira, os equipamentos não abrirão.
 

A Prefeitura de Belo Horizonte trabalha para continuar abrindo os restaurantes, mas avaliará, até quarta-feira, se conseguirá ofertar as refeições na próxima sexta-feira.

 

Limpeza Urbana

Os serviços de limpeza em Belo Horizonte voltaram a ser realizados normalmente, em virtude do reabastecimento da frota de caminhões, desde segunda-feira, dia 28.
 

A coleta domiciliar continua sendo realizada regularmente durante todos os dias desta semana, incluindo o feriado de quinta-feira e o sábado. O mesmo acontece com a coleta seletiva, que se normalizou nesta terça-feira, dia 29, e segue regular durante todos os dias desta semana, inclusive no feriado de quinta-feira e no sábado.
 

O serviço de varrição também já se normalizou desde ontem, dia 28, e segue regular durante todos os dias, com exceção do feriado de quinta-feira e do domingo, quando haverá apenas plantões de varrição no hipercentro, na Savassi e na região hospitalar.
 

Os demais serviços de capina, limpeza de bocas de lobo, limpeza de córregos e remoção de deposições clandestinas também já foram normalizados.
 

A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) informa que, somente hoje (29/5) e ontem (28/5), foram recolhidas cerca de 5.400 toneladas de resíduos das ruas da capital, o que corresponde a 30% a mais do volume de lixo em dias normais. 

Portanto, por dia, as equipes de limpeza têm retirado das vias públicas uma média de 2.700 toneladas de resíduos, sendo a maior parte resultante da coleta domiciliar.

Ouça este conteúdo

Últimas Notícias

Mapa de intervenção na rua Simão Tamm, no bairro Cachoeirinha, entre os dias 26 e 29/4. Intervenção no Cachoeirinha apresenta modelo de rua mais segura para pedestres

Intervenção temporária realizada pela Prefeitura na rua Simão Tamm, no Cachoeirinha, apresenta modelo de rua mais segura para os pedestres.

24/04/2019 | 20:37
Mapa de operação especial de trânsito no entorno do Mineirão para o show do Los Hermanos no dia 26/4. Entorno do Mineirão tem operação de trânsito para show do Los Hermanos

Na sexta-feira, dia 26/4, BHTrans realiza operação especial de trânsito e transportes em função do show do Los Hermanos, no Mineirão.

23/04/2019 | 18:55