13 June 2025 -
De 15 a 18 de junho, Belo Horizonte receberá o 38º Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), um dos maiores eventos de saúde pública do mundo. O evento será no Expominas e terá como tema central “Início de gestão”, promovendo debates para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a troca de experiências entre municípios. A Prefeitura terá um estande no Congresso, onde apresentará práticas exitosas da rede SUS-BH, distribuirá materiais informativos e realizará ações de promoção turística.
Chegando à 20ª edição, a “Mostra Brasil, aqui tem SUS” será uma oportunidade de compartilhar resultados bem-sucedidos e que possam garantir e ampliar a assistência à saúde da população. Durante os dias de exposição, a Secretaria Municipal de Saúde levará 19 propostas. “Apresentar todas essas experiências e soluções inovadoras em um evento tão importante só destaca a força da nossa rede de saúde. Será um momento de valorizar o trabalho das nossas equipes e inspirar outras cidades a aperfeiçoar processos, qualificando o cuidado”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias.
Começando no domingo (15) com temas voltados à Atenção à Saúde, no primeiro dia de exposição serão destacadas práticas relacionadas aos cuidados da população em situação de rua, prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e detalhes do plano assistencial em eventos de múltiplas vítimas. Haverá ainda a apresentação da implementação do Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE).
Na segunda-feira (16), os tópicos expostos serão voltados à Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica, como imunização extramuros para ampliar a cobertura vacinal, prevenção às arboviroses e Lian Gong em 18 terapias.
Na terça-feira (17) será a vez dos hospitais de gestão municipal apresentarem as boas práticas. O Metropolitano Odilon Behrens (HOB) destacará o cuidado em rede às vítimas de violências, a melhoria no atendimento às urgências e emergências pediátricas e a garantia de acesso oportuno na oncologia. O Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC) abordará o atendimento em saúde mental em hospital geral, o uso da Inteligência artificial “NoHarm” na farmácia clínica e os grupos aceleradores como estratégia de gestão multiprofissional para garantir a segurança do paciente.
Na quarta-feira (18), último dia do congresso, os resultados abordarão Planejamento Estratégico e Tecnologia em Saúde. Serão apresentados os detalhes sobre a implementação da telessaúde e o sucesso das teleconsultas gratuitas ofertadas pelo município. Outro importante tema serão as Parcerias Público-Privadas (PPP) para construção de unidades de saúde da capital.
A programação completa está disponível on-line.
Vacinação
Como parte da atuação da Prefeitura de Belo Horizonte no Congresso, nos dias 16 e 17 de junho, das 9h às 16h, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde estarão aplicando a vacina contra a gripe. Poderão receber a dose todos os participantes do evento que ainda não tiverem recebido o imunizante neste ano.
Para se imunizar, basta apresentar um documento de identificação com foto e CPF para o registro no sistema.
Promoção turística
Além das atividades promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, a Belotur integrará a programação do evento com ações voltadas à promoção turística da capital mineira. A iniciativa busca aproveitar a presença de visitantes de diversas partes do mundo durante um dos maiores eventos globais de saúde pública.
As apresentações terão como objetivo destacar os principais atrativos turísticos da capital mineira e divulgar projetos estratégicos da empresa, como o "Bares com Alma" e o "Menuuh", iniciativas que reforçam a identidade gastronômica e cultural da cidade, além do Arraial de Belô 2025, reconhecido oficialmente pelo Ministério do Turismo e pela Embratur como um dos maiores festejos juninos do país, que acontece no próximo mês.