Pular para o conteúdo principal

PBH anuncia público nos estádios e novos horários para bares e restaurantes
Foto: Amira Hissa/PBH

PBH anuncia público nos estádios e novos horários para bares e restaurantes

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou na tarde desta terça-feira, dia 27, a volta parcial de público aos estádios de Belo Horizonte. O anúncio foi feito após a realização de uma reunião na sede da Prefeitura entre o Prefeito Alexandre Kalil, os secretários municipais de Saúde, Jackson Machado, de Política Urbana, Maria Caldas, e de Segurança e Prevenção, Genilson Ribeiro Zeferino, os presidentes dos três times da capital – América, Atlético e Cruzeiro –, autoridades da Polícia Militar de Minas Gerais, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, representantes dos estádios de futebol e membros do Comitê de Enfrentamento à Covid.

 

De acordo com o secretário municipal de Saúde, será permitida a volta parcial de 30% da capacidade de público dos estádios. “Os primeiros eventos serão uma espécie de teste. À medida que percebermos que a estratégia obteve sucesso, podemos pensar em permitir um público maior. Os torcedores devem obedecer as regras de distanciamento social e, para poderem ir aos estádios, terão de apresentar o ingresso do evento e o exame PCR ou o teste rápido de antígeno com resultado negativo para a Covid”, explicou Jackson Machado Pinto.

 

O secretário também pontuou que estão proibidas as vendas de bebidas alcoólicas nos estádios, de camarotes para os torcedores e de ingressos nas bilheterias, que deverão permanecer fechadas durante todo o tempo do evento.

 

O decreto com as novas regras será publicado no Diário Oficial do Município, na próxima quinta-feira, dia 29 de julho.

 

A secretária Maria Caldas também anunciou novos horários para bares, restaurantes e lojas de conveniência da capital. O período de funcionamento foi ampliado até 23h. Já as lojas de conveniência poderão funcionar também aos domingos, com horários até 22h, todos os dias da semana.

 

O decreto municipal ainda terá novas diretrizes para a realização de shows. De acordo com a secretária municipal, a capacidade das atrações com assentos fixos sem a venda de alimentos e bebidas foi ampliada de 50% para 60%, com limite ampliado de 600 para 800 pessoas, passando a ser exigido do público o  exame PCR ou o teste rápido de antígeno com resultado negativo para a Covid. Os shows com assentos fixos com venda de alimentos e bebidas poderão contar com até 600 pessoas.

 

Os eventos corporativos poderão ter a capacidade máxima de 800 pessoas. “Nossa preocupação é sempre que as pessoas tenham consciência e sigam os protocolos de saúde e prevenção contra a Covid. É muito importante que todos usem máscaras e obedeçam ao que estiver estabelecido em decreto para a realização desses shows e eventos para que possamos ter sucesso nos eventos teste e continuar”, afirmou Maria Caldas.