Pular para o conteúdo principal

 PBH anuncia novo atendimento da linha 9211 para Centro de Saúde Havaí
Arte/PBH

PBH anuncia novo atendimento da linha 9211 para Centro de Saúde Havaí

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte informa que, a partir desta segunda-feira (8), a linha 9211 do transporte coletivo da capital (Caetano Furquim / Havaí) vai facilitar o acesso dos moradores do bairro ao Centro de Saúde Havaí. A nova opção é uma solicitação da comunidade, aprovada em reunião da Comissão Regional de Transportes e Trânsito - CRTT Oeste.

O itinerário do novo atendimento da linha 9211 terá ponto final próximo ao Centro de Saúde Havaí, na Rua Deputado Sebastião Nascimento. Novos pontos foram criados nas ruas Mário Coutinho, Paulo Piedade Campos, Manila e Deputado Sebastião Nascimento, em ambos os sentidos. A divulgação da nova sublinha foi realizada por meio da distribuição de folhetos digitais na região para informar os passageiros e no centro de saúde. Para conferir os novos itinerários e os novos pontos, acesse o Portal da PBH.

Melhorias no transporte coletivo

Em 2023, 504 ônibus foram incorporados ao sistema, todos com ar-condicionado e suspensão a ar, além de contar com tecnologia sustentável baseada no sistema Euro 6. Isso significa redução em até 80% da emissão de gases poluentes, além de garantir um transporte coletivo mais eficiente, moderno e sustentável. Além dos ônibus, foram incluídas novas viagens no sistema, que já contabiliza 23.985 viagens nos dias úteis – número que supera a determinação da Lei 11.458/23 –, reduzindo a lotação nos veículos. Aos finais de semana e feriados foram acrescidas 615 viagens. Foram contempladas 221 linhas de ônibus, ou 74% do total.

Também foram criadas novas linhas e itinerários foram adequados para atender demandas dos usuários, especialmente para o deslocamento a postos de saúde.

Ao longo do ano foi garantida a gratuidade na passagem para alguns públicos específicos – benefício que será mantido por tempo indeterminado. É o caso do auxílio transporte mulher, passe integral para estudantes da rede pública, vale transporte saúde e passe livre nas linhas que circulam nas vilas e favelas.